ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Pacientes formam fila em frente a posto de saúde com apenas 1 atendente

Com 3 horas de espera para passar pela triagem, apenas um funcionário atende

Danielle Matos | 31/10/2019 08:41
Fila por volta das 6h30 na porta da unidade de saúde. (Foto: Direto das Ruas)
Fila por volta das 6h30 na porta da unidade de saúde. (Foto: Direto das Ruas)

Na manhã desta quinta-feira (31), cerca de 60 pacientes aguardavam desde às 5h por atendimento do lado de fora da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Caiçara. Três horas após a chegada dos primeiros da fila,muitos ainda não haviam passado nem pela triagem. Na rua, além da enorme aglomeração na fachada do prédio, mães com crianças aguardavam hoje cedo sentadas no meio fio da Avenida Tiradentes, rua lateral ao posto.

Segundo pessoas que esperam por atendimento, apenas uma funcionária atende no local, respondendo pela triagem e recepção ao mesmo tempo. Paciente que não quis ter o nome identificado diz que, além de esperar horas na fila, quando entra, se depara com vários outros problemas, como a falta da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. "O prédio parece abandonado e aqui na semana passada eu e minha irmã viemos aqui tomar vacina contra sarampo e não conseguimos, até hoje não tem".

Outro que chegou cedo e enviou imagens da aglomeração ao Campo Grande News foi Aroldo Borralho. Um dos primeiros pacientes na fila, ele afirma que ainda não sabe nem sequer se conseguirá fazer os exames e consultas. “Médico é o de menos, porque nem pela triagem a gente passou ainda. Pessoas que estão aqui para fazer exames estão até no chão, esperando”.

Pacientes esperam sentados no meio fio, na Avenida ao lado. (Foto: Direto das Ruas)
Pacientes esperam sentados no meio fio, na Avenida ao lado. (Foto: Direto das Ruas)

Sobre a vacinação, funcionária informou que a imunização ocorre normalmente hoje, desde às 7h15. Em nota, a Secretaria de Saúde de Campo Grande informou que "a unidade está com duas servidoras de férias, e como hoje é dia de coleta de exames laboratoriais, isso pode afetar um pouco a velocidade do atendimento ao público, visto que, das outras duas servidoras responsáveis por esses atendimentos, uma fica na recepção e a outra na coleta".

A Sesau ainda afirmou que a gerência da unidade registrou "apenas a queixa, de uma idosa, que exigia de mais agilidade no atendimento. Ela foi ouvida e se negou a ser atendida pela equipe de enfermagem".

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

*Matéria editada às 10h48 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias