ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Sistemas da Prefeitura ficam fora do ar e afetam serviços essenciais

Sistema fora do ar prejudica população que precisa de serviços como emissão de notas fiscais

Por Ketlen Gomes | 30/08/2025 12:45
Sistemas da Prefeitura ficam fora do ar e afetam serviços essenciais
Instabilidade em site da prefeitura causa preocupação em moradores (Foto: Paulo Francis)

Na manhã deste sábado (30), o acesso ao site e serviços on-line da Prefeitura de Campo Grande está fora do ar. A instabilidade afetou a vida de quem precisa realizar serviços no sistema do Executivo, como é o caso da supervisora de escola infantil Lorena Albuquerque de Moraes, de 23 anos, que tenta desde as 8h30 emitir e consultar notas fiscais. O relato foi enviado pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sites e serviços online da Prefeitura de Campo Grande ficaram fora do ar neste sábado (30), prejudicando cidadãos como Lorena Albuquerque de Moraes, que precisa emitir notas fiscais com prazo até o fim do mês. A instabilidade a obriga a trabalhar além do horário para cumprir a exigência municipal. A Prefeitura negou ataque hacker e atribuiu a queda a uma instabilidade no acesso externo. Sistemas internos, incluindo os da saúde, funcionam normalmente, sem perda de dados. Equipes técnicas trabalham para normalizar o acesso o mais breve possível, com mecanismos de proteção ativos.

Lorena informa que precisa realizar o serviço até hoje, devido ao prazo dado pela própria Prefeitura, que encerra no final do mês. Entretanto, apesar de terminar seu expediente de trabalho às 11h, a supervisora relata que terá que trabalhar fora do horário para conseguir entregar no prazo, mas depende do restabelecimento do site.

"Vou ter que fazer fora do horário, porque não posso deixar de entregar", relata. Em contrapartida, a Prefeitura emitiu uma nota informando que até o momento não há indícios de que a falta do serviço tenha sido causada por um ataque hacker e atribuiu a situação a uma instabilidade no acesso externo.

"Os sistemas internos seguem funcionando normalmente, inclusive no sistema envolvendo as unidades de saúde, e não há qualquer indício de comprometimento ou perda de dados. O que ocorre é uma instabilidade no acesso externo, que impede a navegação no site institucional e em alguns serviços on-line", esclarece.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as equipes técnicas estão atuando no data center para identificar a causa e restabelecer o acesso o mais rápido possível. A Prefeitura afirmou também que todos os mecanismos de proteção permanecem ativos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.