“Que tristeza”: capivara morre atropelada em avenida movimentada
Animal foi encontrado em trecho onde há placa alertando sobre presença de fauna silvestre
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma capivara foi atropelada fatalmente na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (8). O acidente ocorreu em um trecho que possui sinalização para travessia de animais silvestres, demonstrando que os avisos não têm sido suficientes para evitar tais ocorrências. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul mantém o Projeto Quapivara, que visa reduzir atropelamentos e proteger estes animais. A população pode contribuir reportando casos pelo WhatsApp (67) 98478-2014, enquanto denúncias de maus-tratos devem ser direcionadas à Polícia Militar Ambiental.
Uma capivara foi atropelada e morta na manhã desta quarta-feira (8) na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho, em Campo Grande. O flagrante foi feito por volta das 6h pelo leitor Vinícius Santana, que lamentou o ocorrido.
“Acabou de ser atropelada. Ainda estava escorrendo sangue dela. Olha o tamanho. Que tristeza. Lá na frente tem uma placa falando sobre animais na pista, com QR Code, mas é só um aviso. Quem viu, viu; quem não viu, não vê mais”, relatou. O trecho da avenida conta com sinalização alertando para a travessia de animais silvestres, mas o atropelamento mostra que a presença das placas ainda é insuficiente para evitar acidentes.
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) atua na proteção das capivaras por meio do Projeto Quapivara, que busca reduzir atropelamentos, fiscalizar o cumprimento das leis ambientais e conscientizar a população sobre a convivência segura com esses animais.
O órgão também investiga casos de cercamento indevido de áreas frequentadas por capivaras e atua contra a caça e maus-tratos. A população pode colaborar com o projeto enviando informações e fotos de animais atropelados pelo WhatsApp (67) 98478-2014, contribuindo para o mapeamento dos pontos de maior risco.
Em casos de maus-tratos ou caça ilegal, as denúncias devem ser feitas à PMA (Polícia Militar Ambiental), pelo telefone (67) 3357-1500, que é responsável por prestar assistência e recolher os animais feridos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.