ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Sem previsão para regularização do estoque, pais sofrem em busca de vacinas

Atualmente, os postos estão oferecendo a tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba, mais a de imunização contra varicela

Maressa Mendonça | 04/11/2019 13:53
Bebê prestes a receber vacina em posto da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande)
Bebê prestes a receber vacina em posto da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande)

A vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde de Campo Grande. A informação foi divulgada pelos pais que estão percorrendo várias unidades em uma tentativa de imunizar as crianças contra meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite B.

Um destes pais, o pecuarista Gabriel Nunes, de 36 anos, conta ter percorrido ao menos três postos desde a semana passada. Dentre eles, o do bairro Tiradentes e Guaicurus. Segundo ele, a resposta é sempre a mesma.“Me disseram que as vacinas estão em falta há dois meses e não tem previsão para normalizar”, lamentou.

Nunes decidiu recorrer a uma clínica particular para garantir a imunização do filho de dois meses. A dose mais barata encontrada por ele custa R$ 360. “Vou ter que pagar para não deixar ele sem. Não tem o que fazer”, disse.

A vacina - Conforme as informações do Ministério da Saúde, a vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Distribuição - Não existe laboratório produtor da vacina no Brasil em que a demanda é de 800 mil doses mensais. O abastecimento está parcialmente suspenso desde julho deste ano porque alguns lotes foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As doses são adquiridas via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde já solicitou a reposição do fornecimento à Opas. No entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começou a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir deste mês.

A promessa do Ministério da Saúde é fazer uma busca pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las assim que o estoque for regularizado.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) reforçou que “a vacina DTP está em falta em todo o país por falta de matéria prima para a produção da mesma, ainda sem previsão para a regularização dos estoques ocorrendo a falta do imunobiológico nas unidades”.

Ainda segundo a Sesau, “a falta da tetra viral é pontual, mesmo assim a criança não fica sem a imunização, uma vez que essa dose pode ser substituída pela tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) + varicela, que tem o mesmo efeito imunológico”.

A reportagem também questionou a Sesau sobre o estoque da tríplice viral. Segundo a assessoria, há doses suficientes no estoque. Podem ocorrer faltas pontuais nas unidades, mas quando isto ocorre as vacinas são repostas o mais rápido possível.

Nos siga no Google Notícias