Treinamento da Polícia Civil com gás lacrimogêneo incomoda moradores
Vizinhos relatam ardência nos olhos e dificuldades para respirar após casas serem tomadas pela substância

Por volta das 16h desta segunda-feira (11), moradores da rua Rio Doce, no Jardim Veraneio, relataram o vazamento de gás lacrimogêneo durante treinamento na Acadepol (Academia da Polícia Civil) Delegado Julio César da Fonte Nogueira. Esse caso chegou à reportagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do Jardim Veraneio, em Campo Grande, relataram desconforto devido ao vazamento de gás lacrimogêneo durante um treinamento na Academia de Polícia Civil. A fumaça rosa causou ardência nos olhos e dificuldades respiratórias, levando crianças e animais a buscarem abrigo. A comunidade expressou preocupação com a segurança, especialmente em uma área próxima a residências e um parque. O treinamento, que faz parte do III Curso de Operações Policiais, envolve 22 policiais e visa aprimorar habilidades operacionais. Até o momento, a Polícia Civil não se manifestou sobre o incidente, que gerou críticas sobre a adequação do local para esse tipo de atividade.
Testemunhas disseram que uma fumaça rosa densa e rosa subiu do local e se espalhou pelas residências próximas, causando ardência nos olhos, nariz e desconforto respiratório. Um professor de 35 anos, que mora em um condomínio vizinho, contou que a fumaça chegou rapidamente às casas e que crianças e animais foram obrigados a buscar abrigo.
- Leia Também
- Após queixas de latidos “insuportáveis”, juiz libera perícia no canil do Choque
- Após reclamações de moradores, MP investiga condições de batalhões policiais
“Vimos uma fumaça densa subir da Academia e, com o vento, se espalhou pelas casas. Aqui temos pets, crianças e vimos um casal correr com uma criança no colo para dentro do condomínio”, relatou.

Já uma decoradora, de 19 anos, afirmou que o gás entrou em sua casa e causou grande incômodo. “O cheiro estava insuportável. Fiquei chorando um bom tempo, porque ardia muito o olho, a garganta queimava, o nariz também. Se acontecer com frequência, é perigoso até para os animais”, alertou.
Um biólogo que também vive nas proximidades destacou a preocupação com o local, próximo a residências e a um parque com animais. “Não acho que seja um lugar adequado para isso. Se faz mal para adulto, imagina para cachorro, que tem sensibilidade maior. Além do barulho das bombas, estamos perto de um parque com animais”, comentou.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil não havia se manifestado sobre o ocorrido. O espaço está aberto para esclarecimentos.
III Curso de Operações - III Curso de Operações - Foi divulgado no último dia 22 que o Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) estará por um mês na Acadepol aplicando o III Curso de Operações Policiais. O treinamento, com 300 horas, visa fortalecer habilidades operacionais, trabalho em equipe e uso proporcional da força, sempre com foco na preservação da vida e dos direitos humanos. Participam 22 policiais de diversas categorias e estados, incluindo policiais civis, penais e guardas municipais.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil não havia se manifestado sobre o ocorrido.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.