ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Vídeo mostra onça-pintada encarando guias que se esconderam em árvore

Os profissionais se deparam com o animal na passarela de uma fazenda no Pantanal

Adriano Fernandes | 30/10/2018 19:21
Onça-pintada "desfila" faceira por passarela. (Foto: Direto das Ruas)
Onça-pintada "desfila" faceira por passarela. (Foto: Direto das Ruas)

Dois guias de turismo se depararam com uma onça-pintada enquanto andavam sobre uma passarela da fazenda São Francisco no Pantanal de Miranda, nesta segunda-feira (29). Com medo de serem atacados os guias se esconderam em uma árvore, mas apesar do susto o animal foi embora, tranquilo. Toda a situação foi gravada já de cima da árvore.

A onça surge ao longe, andando calmamente e para justamente no local onde a dupla tentava se esconder. Eles permanecem sempre em silêncio já que o animal tem capacidade de subir até mesmo em árvores.

Ela, no entanto, os observa por alguns segundos, segue um pouco mais adiante, mas dá meia volta no trajeto e corta caminho por uma área de vegetação alagada.

Comportamento - Apesar da fama de uma das predadoras mais implacáveis da natureza, o tenente-coronel Ednilson Paulino Queiroz da PMA (Polícia Militar Ambiental), explica que o comportamento da onça-pintada no vídeo, não é tão incomum assim.

“A onça não encara o ser humano como uma presa. O cheiro das pessoas, o fato do homem ser maior que ela ou até mesmo por elas estarem habituadas em viver próximas de regiões com muitos moradores, elas tendem a se afastar”, comenta.

O equilíbrio de um habitat natural abundante em alimento, também influi para que o animal não veja o homem como um "banquete" em potencial, também acrescenta Queiroz. Ainda conforme o tenente-coronel as onças-pintadas também não são tão exímias escaladoras como a onça-parda, por exemplo. E também esclarece sobre o que geralmente leva o animal atacar o homem.

“A onça-pintada em geral ataca para defender o seu alimento, os filhotes ou quando é acuada, assim como qualquer outro animal”, conclui.

Direto das Ruas - O vídeo foi enviado ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias