ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

“Sem populismo fiscal”, IPTU será reajustado pela inflação, diz secretário

Despesas aumentaram e prefeitura precisa aumentar arrecadação ou seria irresponsável, explica Pedro Pedrossian Neto

Anahi Zurutuza e Fernanda Palheta | 09/10/2019 11:22
Pedro Pedrossian, secretário de Finanças, durante apresentação na Câmara (Foto: Fernanda Palheta)
Pedro Pedrossian, secretário de Finanças, durante apresentação na Câmara (Foto: Fernanda Palheta)

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo será reajustado pela inflação ou a Prefeitura de Campo Grande cometeria uma “irresponsabilidade fiscal”, segundo o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto. Ele fez o anúncio antes de começar a apresentação da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2020, na Câmara, nesta quarta-feira (9).

Pedrossian afirma que a administração municipal não fará “populismo fiscal” congelando o IPTU porque o preço a pagar seria muito caro. “O município está pressionado em todas as suas contas e precisa honrar compromissos. Não reajustar nem pela inflação seria temerário, uma irresponsabilidade fiscal, comprometeria os pagamentos”.

O secretário lembrou que professores tiveram os salários reajustados em 4,17% e outras categorias também receberam ou terão acréscimos nos pagamentos. As despesas, portanto, aumentaram e as receitas também precisam ser maiores, defende.

Conforme divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado do ano foi de 2,49% e, nos últimos 12 meses, ficou em 2,89%.

Taxa de lixo – A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação dos Resíduos Sólidos Domiciliares, cobrada em boleto separado do IPTU desde o ano passado, não foi reajustada em 2019 e terá o valor congelado para o próximo ano.

O congelamento foi aprovado pelos vereadores na sessão desta terça-feira (8), quando também passou projeto de lei complementar determinando a retomada da cobrança de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para o consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte de 210 mil passageiros por dia em Campo Grande.

Segundo a prefeitura, mais de 80% dos contribuintes pagam entre R$ 20 e R$ 200 pela coleta.

Nos siga no Google Notícias