ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

“Tem que achar alternativa”, diz Reinaldo sobre fábrica de fertilizantes

Segundo governador, russos que comprariam unidade parada desde 2014 pediram apoio da MSGás para negociar compra de insumo boliv

Marta Ferreira e Jones Mário | 26/11/2019 11:23
O governador Reinaldo Azambuja comentou nesta manhã anúncio da Petrobras sobre indústria paralisada em Três Lagoas. (Foto: Marcos Maluf)
O governador Reinaldo Azambuja comentou nesta manhã anúncio da Petrobras sobre indústria paralisada em Três Lagoas. (Foto: Marcos Maluf)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou nesta manhã, durante agenda pública de inauguração de presídio no bairro Indubrasil, a notícia de que fracassou a negociação da Petrobras com o grupo russo Acron para a venda da fábrica de fertilizantes UFN3, em Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande. A unidade está parada desde dezembro de 2014.

O tucano comentou que, pelas informações chegadas até ele, o grupo russo não havia desistido da compra e sim pedido mais prazo para a Petrobras, até março do ano que vem, em razão da crise da Bolívia, que levou ao cancelamento de contrato de compra de gás natural do país vizinho. Reinaldo informou que executivos da empresa procuraram a MS-Gás para intermediar a negociação com os bolivianos.

Ainda segundo Reinaldo, há previsão de reunião conselho da estatal nesta semana, quando o assunto ainda deve ser tratado. “Se reunindo e dando de acordo, nós vamos entrar na negociação para venda de gás pela empresa de nosso Estado”, diz.

“Eles fizeram compra direta e com a queda do presidente boliviano e de toda diretoria da YPFB, acabou sendo rescindido esse acordo”, completou. “O gas é o insumo que fabrica a ureia, nitrato e sulfato de amonia, não da para culpá-los, agora tem que achar nova alternativa”, comentou.

O governador afirmou, ainda, que, para ele, o negócio estava “praticamente definido”. Segundo ele, tudo levava a crer nisso “até porque a Petrobras tinha pedido para o Estado acelerar os termos de acordo de incentivos fiscais”. Além disso, citou, a “Câmara de Tres Lagoas ia votar o projeto de lei autorizando a transferência dos incentivos para a Acron”.

“Agora ficou paralisado”, resumiu o governador. A reportagem tentou contato com o presidente da MS-Gás, mas ele não atendeu as ligações.

Comunicado - A Petrobras anunciou em nota sucinta o encerramento das negociações. a Petrobras informou que a venda de 100% da sua participação acionária na Araucária Nitrogenados S.A (ANSA), no Paraná e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), foram encerradas com a Acron “sem efetivação do negócio”.

Na nota, a Petrobras informa que permanece com posicionamento estratégico de “sair integralmente dos negócios de fertilizantes”, com objetivo de manter a “otimização do portfólio e a melhoria de alocação do capital da companhia”.

Nos siga no Google Notícias