ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

André vê com bons olhos novo modelo de concessão ferroviária

Zemil Rocha | 09/10/2013 14:31
André participando de Fórum Estadão em São Paulo (Foto: Rachid Wakek)
André participando de Fórum Estadão em São Paulo (Foto: Rachid Wakek)

O governador André Puccinelli elogiou a proposta do governo federal de mudar o sistema de licitação para as novas ferrovias. “Esse novo regime tanto na licitação para outorga quanto na operação das ferrovias poderia operacionalizar melhor, para que não haja a reserva de mercado. Na teoria, é muito bom, precisa-se que vingue na prática, porque quantidade de carga nós temos no Brasil inteiro”, afirmou Puccinelli nesta quarta-feira (9), durante o Fórum Estadão Regiões, em São Paulo (SP).

No novo modelo do governo, a intenção é expandir a capacidade de transporte da malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir fretes. Para isto, desenvolveu-se uma proposta de exploração capaz de propiciar amplo acesso à malha ferroviária, de forma que diversos setores da economia possam usufruir da infraestrutura ferroviária.

Em linhas gerais, o programa estabelece diretrizes, visando restabelecer o planejamento integrado dos transportes, de forma a implantar uma rede de infraestrutura de transporte moderna e eficiente, capaz de prover maior competitividade ao país, bem como fomentar o desenvolvimento econômico e social.

Na avaliação do editor de Economia do Estadão e mediador do painel, Cley Scholz, a nova proposta mudaria o sistema que não vem dando certo e que gerou o sucateamento das ferrovias, porque em muitos casos a estrutura férrea ficou nas mãos dos mesmos grupos que são os usuários da ferrovia, os donos das cargas.

De olho na malha de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli defendeu a importância primordial da ferrovia para o desenvolvimento do Centro-Oeste, apontando que a plena operação desse modal fica assegurada a viabilidade diante da grande produção a ser transportada. “Uma ferrovia envolve vultosos recursos. Ela só se viabiliza com grande investimento e com a garantia de carga para ser transportada. Em Mato Grosso do Sul pode-se ferrovia de bitola larga [de maior capacidade], que terá carga”, apontou.

Durante o debate do fórum, André lembrou que o Estado é grande produtor de minério na região Oeste e tem um grande polo de celulose no Bolsão, a nordeste do Estado, além e uma siderúrgica nova que começa a produzir aços longos, e outras grandes indústrias em construção, como a de fertilizantes da Petrobras, em Três Lagoas. “Sempre defendemos a inclusão das ferrovias no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Temos agora a Norte-Sul em execução e a Ferroeste no PAC. São projetos estratégicos que sempre dissemos ser importantes”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias