ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Apesar de bom resultado, safra de cana fica abaixo do esperado em MS

Nícholas Vasconcelos | 21/02/2013 19:09
Estado segue como quinto maior produtor de cana-de-açúcar. (Foto: João Garrigó)
Estado segue como quinto maior produtor de cana-de-açúcar. (Foto: João Garrigó)

Mato Grosso do Sul moeu 37,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2012/2013. Apesar do bom resultado na comparação a safra anterior, quando foram processados 33,8 milhões de toneladas, o resultado ficou abaixo da expectativa dos 38,6 milhões.

Para o presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, o tempo foi a causa da diminuição da produção.

“Garantimos um crescimento. Nessa safra, o clima atrapalhou menos, mas tivemos um pequeno atraso no início, quando tivemos chuvas acima das médias históricas”, disse.

O Estado foi um dos últimos do Centro Sul a encerrar a moagem da cana, no dia 31 de janeiro.

Na comparação com a safra passada, o crescimento da produção foi de 10,04%. Os dados atuais mantêm Mato Grosso do Sul na quinta posição entre os produtores de cana.

“Estamos numa evolução de produção, essa última safra foi de recuperação.”, apontou Hollanda. Nesta safra, São Paulo colheu 330 milhões de toneladas; Goiás, 53 milhões de toneladas; Minas Gerais, 52 milhões e o Paraná, 40 milhões.

Do total produzido, 64%,18% foi destinado para a produção de etanol. O levantamento mostra que o resultado sul-mato-grossense fica acima do restante do Centro Sul, que é de 35,82%.

A produção do açúcar cresceu 9,70% em relação a safra anterior, com um volume de 1,74 milhão de toneladas.

O etanol hidratado, usado nos veículos bicombustíveis teve um crescimento de 18,61% em relação a safra anterior, com uma produção de 1,43 bilhão de litros. Mato Grosso do Sul já é o terceiro maior produtor de etanol hidratado.

Já o anidro, aquele que é misturado à gasolina, teve crescimento de 13,9%, com o total de 485 mi de litros.

Indústria - Mato Grosso do Sul tem 22 usinas que produzem etanol, açúcar e bioeletricidade. Do total, duas já estão em funcionamento e sua produção já passa a contabilizar na safra 2013/2014.

O Estado é o que tem o maior índice de mecanização do Brasil. Segundo o Centro Tecnológico Canavieiro, 94,3% da produção da cana no Estado é feita por meio de máquinas.

Para a safra passada foram cultivados 648 mil hectares, sendo 542,7 mil ha de colheita, 29 mil ha para renovação, 64 mil ha de expansão e 15 mil ha para sementes e mudas.

Do total de toda área cultivada de MS, apenas 3% é destinado ao setor sucroenergético.

Nos siga no Google Notícias