ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Apesar de filas e aperto, trabalhadores saem de bancos sem sacar FGTS

Senhas pararam de ser distribuídas às 15h30 na agência da Caixa Econômica às 15h30

Anahi Zurutuza e Ricardo Campos Júnior | 13/03/2017 16:13
Fila para a triagem de clientes na agência da 13 de maio (Foto: Alcides Neto)
Fila para a triagem de clientes na agência da 13 de maio (Foto: Alcides Neto)
Janaína foi a duas agências, mas saiu de mãos abanando (Foto: Alcides Neto)
Janaína foi a duas agências, mas saiu de mãos abanando (Foto: Alcides Neto)

Faltavam poucos minutos para o fechamento dos bancos – às 16h – e as duas agências da Caixa Econômica Federal no centro de Campo Grande estavam lotadas. Mas, para parte dos trabalhadores que tentava sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de contas inativas, estresse e frustração foi o que restou das horas de espera.

A dona de casa Dinalda de Lima, 57 anos, desistiu. “Está muito demorado. Vou voltar na quinta-feira, que eu tenho mais uma folguinha. Tinha gente esperando desde as 13h”, contou ao deixar a agência da 13 de Maio, por volta da 15h30, quando funcionários pararam de distribuir senhas para quem tinha a intenção de fazer o saque do dinheiro liberado na sexta-feira passada pelo governo federal.

Segundo atendentes, o limite de atendimentos já havia estourando e dentro da agência 120 pessoas ainda aguardavam especificamente para tratar do FGTS. “Com este bando de gente esperando não podia faltar senha”, reclamou Dinalda.

O auxiliar de despacho, Wilson Paes, 36, também não conseguiu o que queria. Ele esperava na fila da distribuição de senhas, mas teve de ir embora sem o atendimento. “Me mandaram voltar outro dia”.

Paes, entretanto, faz aniversário só em abril e por isso só poderá fazer o saque a partir do dia 10 do próximo mês, mas foi até agência para saber quanto tem de FGTS em contas inativas para sacar. Ele, portanto, estava no banco contrariando uma recomendação da Caixa para que as consultas sejam feitas pela internet, medida que deixaria atendentes livres para receber os trabalhadores que realmente vão fazer o saque, evitando tumulto.

Janaína Abregos contou que sai do trabalho às 15h e, por isso, não tem como ir ao banco mais cedo. Ela diz ter dinheiro para sacar das contas inativas, foi à Caixa pela segunda vez, mas não conseguiu.

Ela relatou que na primeira vez, funcionários informaram que não havia saldo e a orientaram a volta outro dia. “Como que não tem senha? Só posso vir esse horário, vai ser assim todo dia?”, reclamou ao sair da agência da 13 de Maio.

A trabalhadora andou até a agência da rua Barão do Rio Branco, que ainda recebia os clientes, mas também não conseguiu fazer o saque. “Disseram que eu conseguiria sacar direto no caixa eletrônico, mas todos eles entraram em manutenção”.

Balanço – A Caixa Econômica ainda não divulgou balanço de quantas pessoas já sacaram o FGTS em Mato Grosso do Sul.

As agências de Campo Grande abrirão duas horas antes amanhã (14), às 9h, para saques do FGTS e também para esclarecer dúvidas de trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias