ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Após 4 meses negativos, comércio da Capital retoma otimismo com vendas

O índice de confiança ficou em 100,3 pontos em julho

Por Izabela Cavalcanti | 03/08/2025 12:47
Após 4 meses negativos, comércio da Capital retoma otimismo com vendas
Consumidores andando na Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O ICE (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) de Campo Grande voltou a melhorar após quatro meses na zona negativa. Em julho, o índice ficou em 100,3 pontos, conforme dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), com o apoio do IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após quatro meses de pessimismo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICE) de Campo Grande voltou a subir, atingindo 100,3 pontos em julho. A recuperação sinaliza otimismo dos empresários com a economia local, setorial e o desempenho de seus negócios, apesar dos desafios persistentes. A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), indica uma mudança de perspectiva no comércio da capital. Embora haja empresários que relataram piora nas condições atuais do setor (32,2%) e de suas empresas (25,2%), a pesquisa revela expectativas positivas para o futuro. A maioria dos empresários demonstra otimismo quanto ao comércio (28,5%) e às suas empresas (36%). A pesquisa também apontou aumento na confiança para contratação de funcionários e investimentos, indicando uma tendência de recuperação no setor.

A economista Regiane Dedé de Oliveira explica que, quando o índice fica abaixo dos 100 pontos, indica pessimismo, e, acima, representa otimismo. “Em julho, o indicador retoma o campo positivo, o que indica que os empresários estão mais confiantes na economia, no setor e nas suas próprias empresas, mesmo ainda diante de desafios”, explicou.

Em relação às condições atuais do setor, 4,3% acreditam que melhoraram muito; e, para 32,2%, pioraram muito. As condições atuais da empresa melhoraram muito para 11% dos empresários e pioraram muito para 25,2%.

A expectativa para o comércio melhorou muito para 28,5% dos entrevistados e piorou muito para 11,9%. A expectativa da empresa melhorou muito para 36% e piorou muito para 6%. Sobre contratar funcionários, 14,3% estão com mais confiança, e 10,4% responderam que reduziu muito.

O nível de investimentos na empresa está muito maior para 13,5% dos empresários e muito menor para 12,4%.

Foram 185 empresas entrevistadas para a pesquisa. Os dados do ICEC de julho foram coletados nos últimos dez dias do mês passado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.