ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Após dois meses em recuo, volume de serviços volta a crescer em MS

Pesquisa mostra que houve avanço de 9,2% em relação a setembro de 2020

Ana Paula Chuva | 12/11/2021 12:19
Entregador buscando encomenda na Feira Central. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Entregador buscando encomenda na Feira Central. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Depois de dois meses consecutivos em recuo, o volume de serviços em Mato Grosso do Sul avançou 3,6% na passagem de setembro para outubro. Os dados da PMS (Pesquisa Mensal do Comércio) foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa mostra que o setor avançou 9,2% em relação a igual período de 2020, sétima taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, a alta é de 13,7%. Já no comparativo de 12 meses, a variação é positiva em 11,6%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano. Maior taxa desde dezembro de 2012.

Desde setembro do ano passado, o setor vem mostrando recuperação e chegou a superar o patamar pré-pandemia ainda em dezembro de 2020, no entanto, caiu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, voltando a subir em março superando o nível antes da covid-19 e em setembro, chegou a 10,1% acima do volume de fevereiro de 2020.

A nível nacional, Mato Grosso do Sul teve o melhor desempenho do setor entre as unidades da federação, seguido pelo Distrito Federal (2,9%) e Rio de Janeiro (2%) . Na contramão, vinte das 27 unidades federativas registraram recuo no setor em setembro, sendo o maior impacto em São Paulo com queda de 1,6%.

O setor de serviços engloba atividades que oferecerem um serviço útil ao consumidor e não um produto final. Como, por exemplo, turismo, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral.

Nos siga no Google Notícias