A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

07/10/2013 10:18

Campo-grandense paga o 3º IPTU mais caro do País, revela Tesouro Nacional

Edivaldo Bitencourt
Campo Grande paga um dos impostos mais caros do País (Foto: Marcos Ermínio)Campo Grande paga um dos impostos mais caros do País (Foto: Marcos Ermínio)

O campo-grandense paga o 3º maior valor do IPTU (Imposto sobre Propriedade e Territorial Urbano) entre os moradores das capitais, segundo levantamento feito pelo Tesouro Nacional. Conforme levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo (6), o tributo consume 1,41% da renda do município, o maior percentual entre as 27 cidades.

Apesar do imposto ser um dos mais caros do País, o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), prevê aumento de 18% na a arrecadação para 2014. Conforme o projeto do Orçamento para o próximo ano, a receita com o IPTU deve passar de R$ 255,3 milhões, neste ano, para R$ 301,5 milhões em 2014.

Conforme o Tesouro Nacional, o IPTU per capita em Campo Grande é de R$ 283,89, dividindo-se o total arrecadado pelo número de habitantes. O valor só fica abaixo dos pagos pelos moradores de São Paulo (R$ 441,91) e Belo Horizonte (R$ 290,60). Em relação ao menor valor cobrado nas capitais, que é de R$ 14,33, em Macapá (AM), o campo-grandense paga 1.881% maior.

Em relação a Cuiabá (MT), a diferença também é grande. O IPTU per capita do estado vizinho é de R$ 116,72, o que significa que o pago pelo contribuinte campo-grandense é 167% mais caro.

Bernal prevê aumento de 18% na arrecadação, mas a proposta com o reajuste no IPTU só deve chegar à Câmara Municipal em novembro. No ano passado, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) propôs reajuste de 5,5%, mas os vereadores aprovaram o congelamento do IPTU para este ano, já que essa era uma das principais promessas do prefeito Alcides Bernal.



isso sem contar que os vereadores votaram pelo primeiro aumento em 0% ou estou enganado. acredito que não !
 
janilson s cavalcante em 07/10/2013 16:38:42
Uai... não entendo mais nada agora... a promessa 'carro-madrinha' durante a campanha do Bernal não era abaixar o IPTU e depois congelar? Que que houve?????
 
Ronaldo Castor em 07/10/2013 16:32:44
Diego, concordo parcialmente com você. Em Europa o IPTU é mais barato e calçada, esgoto e asfalto não se paga a parte (e inclusive, com calçada feita pela prefeitura, esta é muito mais uniforme do que a bagunça que se vê aqui). Mas...
A carga tributária em Europa não é menor mas sim maior que aqui, ou seja: vc trabalha mais tempo para pagar impostos do que aqui.
No entanto, vale a sua conclusão, pois embora pagar mais impostos (principalmente impostos sobre gasolina e renda la são bem maiores que aqui) a conta fecha muito melhor para o cidadão, por causa da QUALIDADE dos serviços publicos prestados (principalmente ensino, saude, segurança publica, asfalto e infra-estrutura, que dão de 10 a 0 contra a situação aqui, e os impostos la não são tão altos, uns 40% do PIB contra 38 % aqui).
 
Marcos da Silva em 07/10/2013 16:26:05
Parece que eu ouvi o Alcides Bernal criticar o IPTU em campanha e agora quer aumentar????

Pelo menos eu não votei nele pra ser enganado.

Terceiro maior valor de IPTU sem ter as mínimas condições.

Fala sério!!!
 
João Luiz em 07/10/2013 15:29:14
Ironicamente, moro bem onde a foto da reportagem foi tirada. Sei que pagarei um dos maiores IPTUs por metro quadrado do Brasil. Entretanto, bem ao lado de casa, no Parque das Águas, a situação é de abandono por parte da prefeitura. O local, que fica em região nobre da cidade, que deveria ser exemplo, cartão-postal, não tem policiamento algum, o que acabou por atrair usuários de drogas. Nada contra no início, pois eles começam "tranquilos", "da paz". Porém o número vai aumentando e afugentando as famílias que costumavam frequentar o local, num círculo vicioso cujo final não tende a ser feliz: caminhamos para um local que será disputado por gangues e onde a violência será rotina. Vamos cuidar melhor das nossas áreas públicas, por favor.
 
Ricardo Jatobás em 07/10/2013 13:16:01
Em Cuíaba se paga quase um terço pago em Campo Grande, nossos administradores são péssimos no uso do dinheiro publico ou são ladrões?
 
Luis Araujo em 07/10/2013 12:54:43
Uai, não foi o Bernal quem prometeu que o IPTU não ia subir mais?
Minha amiga mora na Europa e paga 50 reais de IPTU por ano numa casa grande. Eu moro no terreno de 225 metros quadrados e pago 750 por ano. É um absurdo quando a gente fica sabendo que na Europa a prefeitura faz a calçada e moradores não pagam por asfalto ou rede de esgoto!!
 
Diego Silva em 07/10/2013 12:13:03
Gente é brincadeira como o tal do político é um nato camaleão. Na campanha ela, ele será o melhor amigo da população, beijam crianças com coriza e até pessoas idosas cheirando urina, e ainda sorri.
Mas... é só assumir o poder que tudo muda, meu Deus como esses politicos são falsos, será que são assim em casa, o que será que ensinam aos seu filhos?. Esse prefeito mal carater e ladrão só ferra a população, não é possível o cara não da uma dentro.
 
Tarcisio de Oliveira em 07/10/2013 11:49:40
Uma forma de protesto que defendo seria que todos os brasileiros, sem exceção, deixassem de pagar os furtos qualificados que são o IPTU e IPVA, só o fazendo depois que se moralizasse o uso do dinheiro que é de todos, retirando essa mafia cancerígena que tem carta branca para furtar sem que respondam pelo crime. Desvio do dinheiro publico, malversação do dinheiro publico, mau uso do dinheiro publico, licitação, tudo isso se resume numa só palavra - FURTO.
 
Horlando P. de Mattos em 07/10/2013 11:27:17
Meu indesejável sócio. A cada dia que passa a carga tributária Municipal, Estadual e da União vem só crescendo, sem levar em consideração o aumento de ganho da população que hoje trabalha, para pagar os impostos absurdos, colocados por políticos que só pensam em aumentar a arrecadação esta na hora de pararem e pensar, onde vamos chegar, até quando a população vai aguentar, estamos a beira do caus cuidado meus sócios indesejáveis, pensem bem antes de continuar aumentando a carga tributaria para a população pagar.
 
LUIZ BOSSAY em 07/10/2013 10:52:37
Olha ai a principal herança do Nerso... o homem que se garante...