ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Carro comprado na fábrica também tem redução de IPI

Redação | 03/01/2009 08:55

O consumidor que comprar veículos diretamente da fábrica também será beneficiado com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União estende o benefício a quem, por exemplo, adquire carros por meio da página da montadora na internet.

Segundo a Receita Federal, o decreto foi necessário porque não estava claro se a redução das alíquotas do IPI na compra de veículos, anunciada pelo governo no mês passado, estava limitada às aquisições nas revendedoras.

De acordo com o órgão, quem efetuou a compra na fábrica, mas ainda não recebeu o veículo, pagará menos IPI. O consumidor que já tomou posse do automóvel, no entanto, não terá direito ao desconto.

O decreto também reduziu em 50% o IPI na aquisição de veículos do modelo Kombi, que não havia sido contemplada com a desoneração.

No início do mês passado, a equipe econômica anunciou a redução do IPI na compra de veículos para estimular as vendas da indústria automotiva, que haviam sido prejudicadas com a restrição do crédito após o agravamento da crise internacional.

Para carros populares, de até 1 mil cilindradas, a alíquota caiu para zero.

Nos siga no Google Notícias