ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

CNI prevê que PIB nacional vai crescer 5% em 2008

Redação | 07/02/2008 20:55

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou hoje uma previsão de crescimento de 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas no país, em 2007 e de 5% em 2008. Os dados foram apresentados pelo economista Paulo Mol, da CNI, que lembrou que os dados conclusivos só serão divulgados em março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O economista previu que a questão energética "não deverá produzir, pelo menos neste ano, impactos sobre o crescimento econômico no país". Outra expectativa apresentada é em relação ao cenário internacional. Mol acredita que "a possibilidade de recessão nos Estados Unidos poderá afetar os países emergentes e por conseguinte o Brasil", mas não de forma imediata.

O boletim da CNI aponta 2007 como um ano favorável à indústria de transformação: as vendas cresceram 5,1% e as horas trabalhadas na produção, 4%. Em média, as indústrias operaram com 82,3% de sua capacidade instalada e o setor automotivo aumentou em 10,3% o uso de seu parque industrial, seguido dos de móveis (mais 5%), de equipamentos de transportes (4,5%) e de materiais elétricos (3,3%).

No ano passado, ainda de acordo com o boletim, houve aumento da massa salarial e do salário real do trabalhador em 4,7%. (Com informações da Agência Brasil).

Nos siga no Google Notícias