ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Com apoio do comércio, Justiça de MS elabora projeto para superendividados

Primeira reunião ocorreu nesta semana e meta é apresentar uma minuta da proposta este mês

Por Ângela Kempfer | 10/02/2024 15:21
Rua 14 de Julho, em Campo Grande, principal ponto de comércio do Centro. (Foto: Arquivo)
Rua 14 de Julho, em Campo Grande, principal ponto de comércio do Centro. (Foto: Arquivo)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul começa a elaborar um projeto para evitar que as pessoas atinjam o grau de superendividados. O TJ começou a fazer reuniões para criar mecanismos de prevenção e evitar que os casos de dívidas cheguem ao extremo e sejam judicializados.

Quem encabeça essa empreitada é o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS, que já tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Campo.

Para reforçar a importância do projeto, o Tribunal de Justiça relembra números. "Para conhecer o que move a iniciativa do Judiciário estadual, além do pleno cumprimento da lei, basta olhar para a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento aponta que, de cada 10 famílias brasileiras, 8 têm dívidas. Em abril de 2023, 78,3% dos núcleos familiares do país tinham dívidas", justifica o TJ.

Neste ano foi assinado acordo de Cooperação Mútua que, além do Tribunal de Justiça e da Associação Comercial, envolve Defensoria Pública Estadual, o Ministério Público Estadual, a OAB/MS, Procons Estadual e Municipal, e a Faculdade Insted. Até o dia 23 de fevereiro, todos devem apresentar proposta para a implantação de um projeto-piloto.

Nos siga no Google Notícias