ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Com efetivo reduzido Vale mantém operações de mineração em Corumbá

Empresa restringiu total de trabalhadores por conta do coronavírus mas continua operando no município

Rosana Siqueira | 27/04/2020 17:28
Vale mantém operações em Corumbá com menor volume de pessoal (Arquivo)
Vale mantém operações em Corumbá com menor volume de pessoal (Arquivo)

Com produção de 559 mil toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2020, a Vale está mantendo as operações em Corumbá, mas com efetivo reduzido. A empresa que tem quase mil colaboradores no município alega que vem tomando todas as medidas necessárias para apoiar a prevenção do coronavírus (Covid-19) em seus locais de trabalho e nas localidades onde está presente.

No Estado as exportações de minério totalizaram US$ 32,5 milhões no primeiro trimestre do ano com 845 mil toneladas exportadas.

A empresa reduziu desde o mês passado o efetivo administrativo e operacional, de forma a manter apenas os serviços essenciais. Recentemente a empresa paralisou atividades no exterior como no Canadá diante da pandemia de coronavírus.

Além do trabalho remoto adotado desde o último dia 16 de março para empregados próprios e terceirizados cujas funções são elegíveis a home office, a empresa colocou em prática uma série de ações para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes.

Nas portarias, há restrição de acesso, mantendo a entrada apenas dos fornecedores considerados essenciais (alimentação, água, transportes, entre outros). Os empregados e terceiros são incentivados a fazer um checklist diário e passam por triagem da equipe de Saúde antes de entrarem nas unidades, com o objetivo de proteger a sua saúde e evitar a propagação do vírus.

A Vale também aumentou a frota de ônibus para reduzir a lotação e viabilizar o espaçamento adequado entre as pessoas. Os veículos são mantidos com a circulação de ar aberta e recebem reforço na limpeza diária com desinfetantes e maior fiscalização sobre a higienização.

Nos restaurantes, foram adotadas medidas para aumentar o distanciamento social, com marcação de mesas para orientar a ocupação, além de reforço de limpeza de mesas.

Com a redução do efetivo administrativo e operacional, diversos ambientes foram fechados, reduzindo aglomeração e facilitando o deslocamento de equipes de limpeza. Protocolos de limpeza e desinfecção seguem recomendações técnicas.

"Estamos tomando todas as medidas para assegurar condições de trabalho adequadas para todos, principalmente para os trabalhadores que continuam desempenhando atividades essenciais nas nossas unidades operacionais. Estabelecemos uma rotina de trabalho com grupos menores e sistema de rodízio, para evitar o contato com outros empregados. Nosso cuidado passa também pela comunicação constante e orientações de higiene e prevenção da doença para reduzir os riscos de contaminação", destaca Rômulo Rovetta, gerente-executivo das Operações do Centro-Oeste da Vale.

Ainda segundo Rovetta, "todas as medidas adotadas seguem as recomendações das autoridades brasileiras e internacionais, optando sempre pelo protocolo mais restritivo". A Vale reafirma seu comprometimento com a segurança de seus empregados e das comunidades onde atua.

Fornecedores- A empresa informou que adotou medidas de suporte aos seus fornecedores durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus. A estimativa é que a empresa injete cerca de R$ 160 milhões na economia nos próximos dias somente com a antecipação de pagamentos para pequenas e médias empresas. Essa medida deverá beneficiar mais de mil fornecedores de todo o país.

A empresa reduziu em até 85% o prazo de pagamento de serviços e materiais que ainda serão faturados para cerca de 3 mil fornecedores de pequeno e médio portes. Por meio de nota a Vale ainda informaou que não haverá impacto sobre obras relacionadas à segurança de barragens.

Nos siga no Google Notícias