ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com repasse de 50% do IPVA, governo espera ajudar municípios a quitarem dívidas

Mais de 1 milhão de carnês serão distribuídos até dia 15 de novembro; arrecadação deve proporcionar 698 milhões para cofres estaduais

Liniker Ribeiro e Leonardo Rocha | 07/12/2017 11:10
Carnês do IPTU serão entregues até dia 15 de dezembro (Foto: Chico Ribeiro/divulgação)
Carnês do IPTU serão entregues até dia 15 de dezembro (Foto: Chico Ribeiro/divulgação)

Com desconto de 30%, a mesma taxa do ano passado, os carnês do IPVA já começaram a ser entregues pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com vencimento para 31 de janeiro de 2018, os contribuintes devem receber o documento até dia 15 de dezembro, o que, segundo o governo, vai ajudar as famílias a organizarem as finanças em período de contas sazonais, como matrículas, material escolar e outros impostos.

Para o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), o pagamento "é importante não apenas para o governo, porque 50% desse recurso é repassado para os municípios e ajuda os gestores a cumprirem com obrigações, como pagamentos no início do ano".

No total, são 1.006.449 carnês, que devem proporcionar receita de R$ 698 milhões aos cofres estaduais. Quem fizer o pagamento à vista, terá desconto de 15%. O contribuinte que preferir efetuar o pagamento de forma parcelada, pode dividir o valor em até cinco vezes, com vencimento para os últimos dias dos meses de janeiro a maio.

A cobrança é menor para veículos novos, com primeira tributação no ano que vem. A alíquota, neste caso, é de 1%. As demais são as seguintes: 2% para motos e veículos pesados; 3,5% para carros e caminhonetes.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação, locomotivas, ônibus equipados para deficientes, embarcações de pescadores profissionais, entre outros, são isentos do pagamento do imposto.

Nos siga no Google Notícias