A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/12/2017 11:10

Com repasse de 50% do IPVA, governo espera ajudar municípios a quitarem dívidas

Mais de 1 milhão de carnês serão distribuídos até dia 15 de novembro; arrecadação deve proporcionar 698 milhões para cofres estaduais

Liniker Ribeiro e Leonardo Rocha
Carnês do IPTU serão entregues até dia 15 de dezembro (Foto: Chico Ribeiro/divulgação)Carnês do IPTU serão entregues até dia 15 de dezembro (Foto: Chico Ribeiro/divulgação)

Com desconto de 30%, a mesma taxa do ano passado, os carnês do IPVA já começaram a ser entregues pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com vencimento para 31 de janeiro de 2018, os contribuintes devem receber o documento até dia 15 de dezembro, o que, segundo o governo, vai ajudar as famílias a organizarem as finanças em período de contas sazonais, como matrículas, material escolar e outros impostos.

Para o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), o pagamento "é importante não apenas para o governo, porque 50% desse recurso é repassado para os municípios e ajuda os gestores a cumprirem com obrigações, como pagamentos no início do ano".

No total, são 1.006.449 carnês, que devem proporcionar receita de R$ 698 milhões aos cofres estaduais. Quem fizer o pagamento à vista, terá desconto de 15%. O contribuinte que preferir efetuar o pagamento de forma parcelada, pode dividir o valor em até cinco vezes, com vencimento para os últimos dias dos meses de janeiro a maio.

A cobrança é menor para veículos novos, com primeira tributação no ano que vem. A alíquota, neste caso, é de 1%. As demais são as seguintes: 2% para motos e veículos pesados; 3,5% para carros e caminhonetes.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação, locomotivas, ônibus equipados para deficientes, embarcações de pescadores profissionais, entre outros, são isentos do pagamento do imposto.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions