ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Com tanta opção de crédito na crise, saiba melhor caminho para conseguir a grana

Cadastro limpo, prazos mais longos, juros mais baixos são indicados para ter sucesso nas operações de busca por financiamento

Rosana Siqueira | 28/04/2020 15:53
Governo federal liberou várias linhas de crédito para empresas
Governo federal liberou várias linhas de crédito para empresas

A queda no faturamento das empresas sul-mato-grossenses chega a 100% e é real diante da crise relacionada ao novo coronavírus. Mesmo os reabriram estão vendo um decréscimo de até 60% no movimento. Para muitos, a possibilidade de realizar um empréstimo é a única saída para manter a empresa funcionando. Com isso até 80% dos 8.588 empresários que buscaram ajuda do Sebrae/MS de 23 de março até hoje pela plataforma online Sebrae Orienta queriam saber mais como acessar estes recursos.

Diante do aumento na procura, a entidade vem monitorando as ações oficiais que beneficiam os pequenos negócios, entre elas, o anúncio de linhas de crédito e medidas para o período.

A partir de autorizações do Banco Central, as instituições financeiras estão disponibilizando linhas de crédito para que as micro e pequenas empresas consigam atravessar o momento. Grande parte das opções são para capital de giro, o que permite ao empresário garantir a folha salarial dos empregados.

Entre as instituições que já divulgaram alternativas, estão bancos públicos federais, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e bancos privados. Em Mato Grosso do Sul, existe ainda o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) Empresarial. Confira no gráfico abaixo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mas com tanto anúncios, como realmente conseguir chegar ao dinheiro? O analista do Sebrae-MS, Vagner Teixeira faz uma espécie de roteiro para o crédito.

A primeira coisa é verificar as condições. Apesar dos anúncios, os interessados devem ficar atentos e buscar as melhores opções do mercado financeiro. “As instituições financeiras ainda estão organizando as ações operacionais. Algumas delas demoram para ficar disponíveis aos clientes. Recomendamos que os empresários procurem as instituições e fiquem atentos aos anúncios de medidas mais detalhadas”, explica o analista do Sebrae/MS, Vagner Teixeira.

O cadastro limpo, bonito sem negativações suas, da empresa e até dos cônjuges é recomendável. “O nome limpo melhora o score “nota” do interessado no crédito. Isso pode ajudar a pessoa a melhorar o cadastro. Além disso melhore o relacionamento com o banco onde tem conta, onde se esta mais próximo”, destacou Teixeira.

Antes de solicitar o empréstimo, o Sebrae sugere que o empresário faça uma análise cuidadosa da empresa, verificando custos fixos como aluguel, e os variáveis, que dependem do faturamento atual. Deve-se ter ainda garantias reais para dar a instituição financeira. “Seja um bem, aval de um terceiro, de um amigo, parente etc”, enfatiza o analista.

Prazos mais longos - Também é preciso se atentar ao momento pós-coronavírus, já que, dependendo do ramo de atividade, será preciso mais tempo para retomar o negócio. Assim, é fundamental analisar prazos de carência. “Prazos mais longos neste momento são mais indicados. Até porque o cenário agora é incerto", afirmou orientando que prazos de 24 a 36 meses são mais indicados neste momento.

Juros menores - Como em todos os financiamentos as linhas de crédito do Governo subsidiadas são mais baratas que as dos bancos privados. E o que seria barato nestes tempos> O analista informa que no caso das linhas federais os juros variam de 0,5% a 1,59% ao mês e nos privados de 1,5% em diante.

Sebrae Orienta – Para ajudar o empresário na tomada de decisão quanto a crédito, o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Orienta, está com consultoria gratuita sobre o assunto. “Dentro do programa, oferecemos uma consultoria financeira e da necessidade de capital de giro, bem como da capacidade de pagamento deste novo endividamento, ou seja, vai auxiliar na tomada de decisão”, complementa o analista Vagner Teixeira.

Para mais informações sobre as linhas de crédito, como condições, requisitos e taxa de juros, os interessados devem buscar as instituições financeiras pela internet ou telefone. Quanto aos atendimentos e consultorias no Sebrae em Mato Grosso do Sul, é possível contatar o número 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias