ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Comerciantes da Capital estão mais confiantes

"Esperamos que esse final de ano seja pelo menos 50% melhor que o ano passado", afirma empresário

Beatriz Magalhães | 23/11/2021 18:45

O comerciante está confiante com a chegada do fim do ano. Os dados da pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam um aumento de 2,2% de confiança do empresário do comércio, se comparado ao mês anterior. Com a alta, o índice chegou a 124,7 pontos.

“Estamos muito esperançosos, principalmente, com a semana da Black Friday porque as pessoas estão mais motivadas e um pouco mais confiantes na situação atual. Esperamos que esse final de ano seja pelo menos 50% melhor que o ano passado, diante de todo esse cenário mais favorável”, afirma o comerciante Djalma dos Santos

A pesquisa realizada pela CNC aponta ainda que, nos dois últimos meses, dois dos três componentes do Icec subiram, com destaque para o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (12,1%), que registrou maior variação, seguido pelo Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (0,5%).

“Acreditamos também que a entrada da primeira parcela do 13º salário, vai fomentar bastante o comércio local, tudo isso aliado às boas notícias em relação a pandemia e número de vacinações. Esperamos contar também com um número maior de funcionários no fim de ano, propiciando o aumento nas venda”, pontua o empresário Djalma dos Santos.

“Outra coisa é o aumento de festas, casamento, que era uma demanda reprimida, e que movimenta o comércio. Tudo isso está favorecendo para um bom fechamento de mês, essa é nossa esperança”, completa.

Consumidores no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Consumidores no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Em números - Cerca de 49% dos empresários ouvidos pela pesquisa acreditam que a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco e para 54% as condições atuais do setor também melhoraram.

Já em relação às contratações, 78,5% dos entrevistados dizem que pretendem aumentar um pouco o número de funcionários, e outros 10,9% devem aumentar muito o número de contratados.

“Percebemos uma variação significativa no Índice de Investimento do Empresário neste mês e isso demonstra uma perspectiva positiva do empresário e também uma percepção de retomada da economia. Já estamos nos aproximando das festividades de fim de ano e isso também influencia nas vendas e na confiança do empresário, já que estamos em um ano muito melhor em relação à pandemia da Covid-19”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias