ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Comerciantes temem que feriado prejudique vendas para o Dia das Mães

Mariana Lopes | 25/04/2014 18:15
Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa no ano para o comércio (Foto: Cleber Gellio)
Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa no ano para o comércio (Foto: Cleber Gellio)

Na quinta-feira da semana que vem, 1º de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalhador, todas as lojas do comércio de Campo Grande não irão abrir. Por causa do feriado, as vendas podem ter queda de até 3%, que representa o rendimento de um dia, no acúmulo do próximo mês.

Mas o prejuízo maior para os comerciantes é em relação às vendas do Dia das Mães, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Omar Aukar. A data ficou comprometida para o comércio porque tiveram dois feriados muito próximos um do outro.

Neste ano, a Sexta-Feira emendou com Tiradentes e em menos de duas semanas terá o feriado do Dia do Trabalhador. “Em todo feriado há prejuízo para o comércio, e abril foi um mês bem difícil”, pontua Omar.

O presidente da associação ainda explica que em um dia de feriado no qual o comércio pode abrir, as vendas chegam a registrar em aumento de 15% a 18%, pois é quando o consumidor que trabalha em horário comercial tem a oportunidade de ir às compras com mais calma.

Contudo, nos feriado que caem mais para o final da semana e que podem emendar, daí o prejuízo é ainda maior, mesmo que as lojas fiquem abertas, pois é quando as pessoas costumam viajar.

A expectativa dos comerciantes é que as vendas aumentem na última semana que antecede o Dia das Mães, que é considerada a segunda melhor data comemorativa do ano, perdendo só para o Natal.

Segundo o diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, Nelson Benitez, apesar de o feriado ter caído logo após a Páscoa e a um final de semana do Dia das Mães, não houve reclamação por parte dos comerciantes da Capital.

Pela Lei Marun, as lojas do comércio são proibidas de abrirem em cinco feriados no ano, sendo eles nos dias 01 de janeiro (Confraternização Universal), Sexta-Feira Santa, 01 de maio (Dia do Trabalhador), 02 de novembro (Finados) e 25 de dezembro (Natal).
No dia 1º de maio, os supermercados devem abrir das 8h às 14h.

Nos siga no Google Notícias