ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Comércio aguarda reforma trabalhista para contratar temporários na Capital

Osvaldo Júnior e Mirian Machado | 06/11/2017 17:40
Embora timidamente, algumas lojas começam a abrir seleção para vagas de fim de ano (Foto: Marcos Ermínio)
Embora timidamente, algumas lojas começam a abrir seleção para vagas de fim de ano (Foto: Marcos Ermínio)

O calendário de contratação de temporários pelo comércio foi impactado pelas novas regras trabalhistas, que vigoram a partir do dia 11. Às vésperas da vigência da Lei 13.467, que altera a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o setor está em compasso de espera para aumentar o quadro de funcionários para as vendas de fim de ano.

“Está interferindo sim, com certeza”, afirmou o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, em referência às mudanças na legislação trabalhistas e o movimento tímido de contratações de temporários.

De acordo com ele, sazonalmente, o quadro de pessoal é reforçado já no início de novembro. “Neste ano, no entanto, deve acontecer com mais intensidade a partir da segunda quinzena deste mês”, afirmou.

O presidente da ACICG nota que há “grande expectativa” dos lojistas, que que vão contratar pelas novas regras. “No momento, só estão contratando quem, de fato, está precisando mesmo já aumentar o quadro. Mas a maioria só vai ser a partir da semana que vem”, observa Polidoro.

Loja de decoração, que já está contratando (Foto: Marcos Ermínio)
Loja de decoração, que já está contratando (Foto: Marcos Ermínio)

Lojistas – Embora a maior parte do setor aguarde as mudanças trabalhistas, há lojistas que já estão contratando. É o caso de Daniel Hisão, dono de uma loja de decoração no centro de Campo Grande. Ele tem 20 funcionários e contratou outros três para reforçar as vendas natalinas.

Apesar do reforço, o empresário não tem grandes expectativas quanto ao movimento de fim de ano. “Acredito que será igual ao ano passado, pelo menos”, projetou. De acordo com ele, clientes, que antes compravam à vista, estão, agora, parcelando. “É a crise”, acredita.

Dono de loja de bazar, Rafael Matello ainda não deu início às contratações, mas pretende abrir duas vagas. “Como a loja é grande, com mais de 10 mil itens, essas pessoas não serão contratadas apenas temporariamente, mas de modo definitivo”, afirmou.

Planos diferentes tem a artesã e empresária, Rosângela Amaro. Sócia-proprietária de uma loja de presentes, ela conta que não irá contratar. “Desde o ano passado, não contratamos temporários”, disse.

Levantamento – Estudo divulgado recentemente pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio) indica que o comércio de Mato Grosso do Sul deve abrir 5.125 vagas de temporários de fim de ano. 

Essa projeção representa alta modesta de 2,5% sobre o número de igual período do ano passado. No entanto, com a economia ainda desaquecida, esse leve avanço se torna considerável, segundo avalia o IPF/MS.

O levantamento indica que mais da metade dos comerciantes não devem aumentar o quadro de funcionários no fim de ano. Foram ouvidos 93 empresários do comércio da região central e de shoppings de Campo Grande. Desse total, 51,61% responderam que não planejam contratar temporários.

Nos siga no Google Notícias