ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Comércio varejista brasileiro reduz ritmo de queda, aponta IBGE

Anny Malagolini | 10/08/2016 13:18

As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 0,1%, entre os meses de maio a junho, conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estabilidade é vista como um novo ritmo no setor, que vinha apresentando queda - Na pesquisa anterior, entre abril e maio, o setor registrou redução de 0,9%.

Apesar da redução do ritmo da queda, o acumulado do varejo em 2016 não é nada otimista, e chegou a -7,0%, menor resultado da série. O baixo volume de vendas está em trajetória descendente desde dezembro de 2014, o que significa a 15º taxa negativa consecutiva, porém menos acentuada que as observadas em maio (-9,0%) e abril (-6,9%).

Para o comércio varejista ampliado - varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção -, a variação em relação a maio de 2016 foi de -0,2% tanto para o volume quanto para a receita nominal de vendas, ambas na série com ajuste sazonal.

Segundo o IBGE, três segmentos contribuíram para que a queda não fosse ainda maior: tecidos, vestuário e calçados, 0,7%; Artigos de uso pessoal e doméstico 0,8%; Livros, jornais, revistas e papelaria, variação de 0,6%.

O que teria prejudicado a média do comércio varejista foram as vendas nos supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuraram 0,4%. Outros setores do varejo se mantiveram estáveis, como combustíveis e lubrificantes -0,1%; móveis e eletrodomésticos, -0,1%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos -0,2%.

De acordo com o IBGE, o acumulado nos últimos 12 meses também registrou a maior queda da série histórica, -6,7%. Por outro lado, a receita nominal de vendas do comércio varejista, em junho de 2016, mantém-se no campo positivo nas mesmas comparações: 6,0% frente a junho de 2015, 4,5% no acumulado no ano e 3,4% no acumulado nos últimos 12 meses.

Para o comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), a variação em relação a maio de 2016 foi de -0,2% tanto para o volume quanto para a receita nominal de vendas, ambas na série com ajuste sazonal.

Em relação a junho de 2015, a queda no volume de vendas foi de 8,4%, também menos intensa que as registradas em maio (-10,2%) e abril (-9,2%). No que tange às variações acumuladas, o recuo no semestre foi de 9,3% e de -10,1% nos últimos 12 meses. A receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado, em junho de 2016, ficou estável em relação a igual mês de 2015 (0,0%), mas recuou 0,8% no acumulado no ano e, no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a taxa ficou em -2,1%.

Nos siga no Google Notícias