ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Comissão estuda maneira de governo manter ICMS do diesel em 12%

Renata Volpe Haddad e Leonardo Rocha | 15/12/2015 13:06
Deputado quer se reunir com governador a fim de que a redução da alíquota do diesel, permaneça em 12% por mais seis meses. (Foto: Roberto Higas/ALMS)
Deputado quer se reunir com governador a fim de que a redução da alíquota do diesel, permaneça em 12% por mais seis meses. (Foto: Roberto Higas/ALMS)

O presidente da Comissão de Acompanhamento do preço do óleo diesel, Paulo Corrêa (PR) afirmou nesta terça-feira (15) que espera marcar uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a fim de demovê-lo da ideia de voltar a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para 17%.

Segundo Corrêa, a intenção é que a alíquota permaneça em 12% até o meio do próximo ano. "Eu reconheço que a meta desejada pelo governo que era de aumentar o consumo não foi alcançada, porém, a Comissão vai tentar reverter a situação, por isso que vou pedir ao governador que mantenha a redução da alíquota até completar um ano", comentou.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, Rinaldo Modesto (PSDB), o Governo do Estado percebeu que durante os seis meses de redução da alíquota, a meta necessária do consumo não foi alcançada. "Além disso, alguns empresários do setor não fizeram a redução do preço e o governo estava tendo prejuízo", alegou.

Modesto acredita que o governador vai se reunir com a Comissão para conversar. "Também a CPI dos combustíveis vai investigar se está havendo irregularidades nas margens de lucro dos postos e distribuidoras", explicou.

Conforme o presidente da CPI dos combustíveis, José Carlos Barbosa (PSB), o governo precisa prestar todos os dados necessários para a CPI em relação ao comércio de combustíveis. "Ficou claro que o preço do diesel e do consumo não foi apenas em função da questão tributária", afirmou.

O presidente disse ainda que algumas empresas não reduziram os preços do diesel, porém, para o consumo não ter crescido em seis meses de redução, há outros fatores envolvidos. "Por causa dos pedágios no Estado, caminhoneiros adotaram rotas alternativas, assim como a própria crise financeira nacional, fazendo que todo consumo reduza", informou.

Nos siga no Google Notícias