ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Conselho Monetário aprova criação de fundo garantidor para cooperativa

Kelly Oliveira, da Agência Brasil | 30/10/2012 13:01

As cooperativas terão um fundo garantidor de crédito. Hoje, em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que estabelece requisitos e parâmetros para o funcionamento de um fundo garantidor destinado a cooperativas singulares de crédito e a bancos cooperativos.

“O fundo deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos e terá como associados as cooperativas singulares de crédito que captam recursos de seus associados e os bancos cooperativos”, diz nota do Banco Central (BC).

De acordo com o BC, uma vez associados ao novo fundo, os bancos cooperativos serão desfiliados do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

“O objetivo do novo fundo é garantir créditos de clientes das entidades do sistema cooperativista e realizar operações de assistência e suporte financeiro com estas instituições”, acrescenta o BC.

Segundo a instituição, a criação do fundo visa a fortalecer a rede de proteção já existente, de maneira a contribuir para intendificar o crescimento que o sistema cooperativista vem apresentando nos últimos anos. Além disso, de acordo com o BC, a medida vai consolidar o setor "como alternativa para os usuários de produtos e serviços do sistema financeiro, além de um eficaz instrumento de inclusão financeira”.

O gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Silvio Giusti, já havia adiantado à Agência Brasil que esperava a aprovação de resolução do CMN para a criação do fundo garantidor ainda este mês.

De acordo com Giusti, atualmente há no país 1,2 mil cooperativas. Desse total, aproximadamente 550 já têm fundos garantidores. A ideia agora é criar um fundo único. “A criação do fundo vai permitir que o cooperativismo tenha mais poder de competitividade”, disse Giusti.

Desde 1995, o setor bancário dispõe do FGC, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores em caso de intervenção ou liquidação de instituições financeiras.

Nos siga no Google Notícias