ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Consultoria prevê crescimento na economia de MS em 2021, na contramão do País

PIB sul-mato-grossense deve saltar 2,7% em relação ao ano passado, apontou estudo

Jones Mário | 23/08/2020 15:13
Governador Reinaldo Azambuja e secretário de Agricultura e Produção, Jaime Verruck, em fábrica de papel (Foto: Divulgação)
Governador Reinaldo Azambuja e secretário de Agricultura e Produção, Jaime Verruck, em fábrica de papel (Foto: Divulgação)

De acordo com levantamento da Tendências Consultoria Integrada, empresa especializada em estimativas de riscos e oportunidades para negócios e investimentos, Mato Grosso do Sul será um dos cinco estados com crescimento na economia em 2021.

O estudo aponta salto de 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) do Estado no próximo ano, em relação a 2019. O índice soma todas as riquezas geradas pela unidade.

Além de Mato Grosso do Sul, o levantamento indica que Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás também devem apresentar resultado positivo. Distrito Federal e mais 21 estados têm projeção de queda.

Segundo divulgou o governo do Estado, reportagem do jornal O Estado de S. Paulo explicou que a expectativa sobre o desempenho de Mato Grosso do Sul se deve, em parte, pela agroindústria, em especial a de papel e celulose, dada a estimativa de aumento na demanda asiática pelo segmento tissue.

De janeiro a julho deste ano, Mato Grosso do Sul exportou US$ 1,027 bilhão e 2,698 milhões de toneladas de celulose. Três Lagoas, na região leste do Estado, sedia as plantas da Suzano e da Eldorado, que elevam a cidade à condição de polo mundial do setor.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou o levantamento ao site oficial do Executivo. Segundo ele, “todo mundo teve prejuízos por causa da pandemia, da dona de casa aos governos, e quem respondeu melhor à pandemia foi o agronegócio, que em Mato Grosso do Sul tem um papel essencial. Mais uma vez, os produtores brasileiros mostraram que, da porteira para dentro, eles dão show”.

A fim de melhorar a logística para escoamento da produção, o governo de Mato Grosso do Sul assinou termo de cooperação com o paranaense para viabilizar a construção da Nova Ferroeste, que, com 1,3 mil quilômetros de trilhos, pretende conectar Maracaju ao Porto de Paranaguá, hoje segunda maior porta de saída da exportação estadual.

Outra alternativa é a Rota Bioceânica, que vai encurtar em duas semanas o tempo de viagem dos produtos comercializados com o exterior ao mercado asiático via portos chilenos no Pacífico.

Nos siga no Google Notícias