ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Consumo permanece em alta, aponta índice calculado por confederação

Marta Ferreira | 24/01/2011 17:04
Consumidores à porta de loja em oferta em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Consumidores à porta de loja em oferta em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

O começo de 2010 está sendo de consumo maior em Campo Grande, segundo o IFC (Índice de Consumo das Famílias), calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Neste mês, conforme o índice, 44,3% das famílias campo-grandenses afirmam ter elevado as compras em relação ao mesmo período de 2010.

Em relação a dezembro, a perspectiva de consumo diminuiu, um movimento já esperado. “Após um Natal de excelentes resultados e as queimas de estoque promovidas pelas lojas e grandes magazines, as pessoas tendem a conter despesas porque precisam ter uma reserva para os gastos de início de ano, como matrículas dos filhos, materiais escolares, IPVA e IPTU”, analisa o presidente da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo.

Além do aumento do nível de consumo, houve variação positiva nos índices que avaliam a renda atual e o momento para compra de bens duráveis, aponta o IFC. Das famílias entrevistadas, 60,5% disseram que a renda melhorou se comparada ao mesmo período de 2010.

O índice também considera outros aspectos, entre eles a perspectiva profissional, o emprego atual e o acesso ao crédito, que tiveram variações negativas em relação a dezembro. Em relação ao acesso ao crédito, o economista da Fecomércio, Thales de Souza Campos, lembra que recentemente o governo federal adotou medidas de restrição para conter a inflação.

Nos siga no Google Notícias