A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

12/03/2012 11:47

Conta da Enersul fica mais cara em abril; empresa pediu 7,25%

Mariana Lopes

A partir de abril, a conta de energia de consumidores em 73 municípios sul-mato-grossenses virá com um reajuste tarifário. A solicitação da Enersul, que está em análise pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é de aumento de 7,25%.

O reajuste passa a vigorar a partir do dia 8 de abril. Isso significa que valor das contas neste mês terá aumento proporcional aos dias de validade do aumento. Em maio, o valor será integral.

Conforme a explicação da Enersul, o que mais pesa no reajuste é o Índice de Reajuste Econômico de 4,69%, sendo 2,72% relativos ao reajuste de itens não gerenciáveis pela Enersul, como energia comprada, encargos setoriais e transporte de energia; e 1,97% relativos aos itens gerenciáveis, que são operação, manutenção e ampliação do sistema elétrico e do atendimento.

Outro item considerado são os Componentes financeiros, que representa 2,56% do índice proposto. Esse item incorpora programas oficiais na tarifa, como subsídios para consumidores de baixa renda, geração renovável, irrigação do programa Luz para Todos, entre outros. Os que haviam sido incorporados no reajuste tarifário de 2011 devem ser deduzidos, os quais representaram o percentual 4,18%, resultando, assim, um impacto médio no valor final da conta de energia elétrica em 3,07%.

O resultado da avaliação da Aneel sai no dia 8 de abril, quando a tarifa nova começa a valer.



Srs...acordem! Vcs estão aqui fazendo o que os politicos querem...reclamando da Enersul e deixando eles de lado! Quem define o preço da energia é a ANEEL...ou seja...o governo. O que encaresse a conta são os programas do governo e os impostos...os mais caros do Brasil, pois em SP o ICMS é 12% aqui chega até 33%. E a taxa de iluminação vai tudo pra prefeitura. Pq eles iriam reclamar???
 
Paulo da Silva em 13/03/2012 10:32:08
Galera.. Facebook tweeter orkut tai ai pra isso vamos fazer reunir a moçada que não que assim não dá...para aqueles que se interessarem, no orkut criei uma comunidade "Cliente Palhaço Da Enersul"
 
Fernando Sturmer Centurione em 13/03/2012 09:03:17
Alguém tem o telefone do Ministério Público ou do Marquinhos Trad?
 
Honorato Silva em 13/03/2012 09:00:42
Se esse aumento for aprovado, a população tem que se manifestar e INVADIR a ENERSUL em forma de protesto, porque o que eles fazem é ESTORQUIR o cidadão ameaçando cortar a sua luz se o mesmo não ceder as ABSURDAS tarifas EXIGIDAS por essa empresa de caráter duvidoso...
Enersul = ENERGIA MAIS CARA DO MUNDO !
Taxa de iluminação pública por si só já é imoral...
 
Carlos Moura em 13/03/2012 08:13:42
o que realmente assusta não é o fato de que a energia subiu ou vai subir, se o percentual é justo ou não , mas o fato de que eles sobem o preço da energia e o povo não tem como se defender, ninguém levanta uma bandeira para tentar, pelo menos tenta barrar os aumentos, tantos impostos pago pelo povo a energia e a agua deveriam ser bem mais enconta, valor quase insignificante em relação ao salarios.
 
JOSE CARLOS MARANI em 13/03/2012 07:50:40
Energia mais cara do pais, sera que politicos e outras autoridades estao ganhado presentinhos para fingir que nao estao vendo este abuso, cade nossos representantes para nos proteger, proteger o cidadao que trabalha e nao ve dinheiro no final do mes. A ta, politico e algumas altoriadades tem autonomia para almentarem os proprios salarios, por isso nao ligao para tais almento. CHEGA... ACORDA MS.
 
luciano marangoni em 13/03/2012 07:28:45
Pooooooooooooooootzzzzzzz... denovo??? Assim, o papai nao aguentaaaaaa!!!
 
Adriano Lima em 13/03/2012 06:32:31
Que vergonha... ja estou pagando contas exorbitantes. no pé q ta vamos voltar ao tempo do apagão ou então vamos trabalhar só pra pagar a energia...
 
marcia adriana em 13/03/2012 06:30:59
que beleza ! mais um aumento, esse é o Brasil e tem gente ainda que critica que faz gatos....
 
leandro rosa em 12/03/2012 12:42:38
MEU DEUS ONDE VAMOS PARAR!!! ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO.
NINGUÉM FAZ NADA, SIMPLESMENTE ACEITA...
 
ELZA FERNANDES em 12/03/2012 09:25:37
ACORDAAAAAAAAAA BRASILLLL!!!! Ate quando seremos cobrados e cobrados somente? Só pagamos taxas e mais taxas. Aumento em cima de aumentos sem a devida explicaçao o porque. Por isso que nosso dinheiro some no ralo desse país. Nosso dinheiro esta ai pelas estradas em obras inacabadas e/ou inuteis. Pagamos em MS a energia elétrica mais cara do país e ficamos somente olhando e olhando. Acordemmm.
 
Marcos Gomes em 12/03/2012 07:10:46
Acredito que todos que pagam uma tarifa de tal magnitude (a mais cara do país) esperam pelo menos ter um serviço de qualidade. Poder ser bem atendido, com eficiência e rapidez. Pra onde vão tantos recursos? Por que a energia aqui é tão cara???? Lamentável.
 
Fabiano Bellesia em 12/03/2012 07:08:49
Este aumento na verdade é um verdadeiro "gato" contra a população.Só que a polícia e o MPE infelizmente não combatem esses "gatos"...Cadê o MPE e o MPF para combater esses crimes cometidos pelas concessionárias de energia?
 
Edgar Calixto Paz em 12/03/2012 06:47:00
Guerreiros, a empresa de energia elétrica do nosso estado está de brincadeira.

Querem aumentar mais uma vez a conta para o consumidor.

Não podemos deixar isso acontecer! Apelo para os nossos representantes no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal... pessoal, acorda... o povo não aguenta mais pagar uma conta de luz tão cara!!!

Basta... deveria existir uma outra empresa de energia elétrica, somente assim o povo poderia escolher qual melhor preço ou melhor empresa.

Estes politicos ficam no nhenhenhe e nada fazem para efetivamente resolver este problema da conta de luz.

Proponho um dia do APAGÃO... onde a população iria desligar seus relogios de luz em protesto contra este absurdo do aumento da tarifa da energia...

Vamos nessa!
 
RONILÇO CRUZ DE OLIVEIRA em 12/03/2012 06:26:25
minha iluminação publica do poste pago mais de 50,00 reais. fica mais apagado, eles nunca arrumam e nao e por falta de aviso. como é cobrado o valor do meu vizinho paga bem menos. so porque a luz fica mais na frente da minha casa, se for issoo podem vir tirar daqui que eu deixo da minha casa ligada que sai mais barato por mes.
 
thiago souza em 12/03/2012 05:42:12
Me faltam palavras para externar minha revolta contra os reajustes ABSURDOS, ILEGAIS, IMORAIS, INDECENTES... promovidos pela ENERSUL ano passado já tivemos um reajuste de 17% ISSO MESMO 17%... e esse ano mais 7,25%? SENDO QUE A NOSSA ENERGIA já é uma das mais CARAS do BRASIL e com toda certeza do MUNDO, espero que a ANEL não seja CONIVENTE contra esse CRIME contra a população honesta.
 
Roberto Inzagaki em 12/03/2012 04:24:35
ms é sem dúvida o melhor estado para se investir , e campo grande a melhor cidade; temos uma das maiores taxas de imposto do país , temos indústria da multa nas ruas da cidade, por pouco naum pagamos até taxa do poste, e agora com mais este aumento da energia eletrica continuamos entre os primeiros com a conta de energia mais cara . empresários venham para nosso estado e nossa cidade ........
 
nereu alamini em 12/03/2012 03:58:54
Mais aumento senhores? De dezembro para março minha conta de energia dobrou, mesmo eu não estando em casa... está insuportável esta situação. É taxa de iluminação pública, cobranças de terceiros, PIS e COFINS... 50% do valor da conta é imposto.
 
Mauricio Almeida em 12/03/2012 03:55:34
..ano passado o aumento foi de 17%...onde iremos parar???
 
sergio correa em 12/03/2012 01:49:00
Depois reclamam dos gatos...de todos os Estados onde o grupo rede, do qual a Enersul faz parte, o MS é o único que gera lucro. Qual será a mágica ?
 
Marcos Paulo Hypollito em 12/03/2012 01:21:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions