Conta de luz continua mais cara em julho com bandeira amarela
A decisão foi tomada por causa do período de seca no país.
A conta de luz vai continuar com cobrança extra em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária amarela será mantida no próximo mês.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária amarela será mantida em julho, resultando em cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi motivada pelo período de seca, que reduz os reservatórios das hidrelétricas e aumenta o uso de termelétricas, mais caras. A medida vale para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional.
Com isso, os consumidores vão pagar um valor adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O reajuste vale para todos os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional.
Segundo a agência, a decisão foi tomada por causa do período de seca no país. Com menos chuvas, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais baixos, o que reduz a geração de energia e obriga o uso de usinas termelétricas, que são mais caras.
A Aneel explica que esse cenário é comum nesta época do ano, quando há menos chuvas e maior pressão sobre o sistema elétrico.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar ao consumidor o custo real da geração de energia. Ele funciona por cores: verde, amarela e vermelha.
Na bandeira verde, não há cobrança extra. Já na amarela e na vermelha, a conta fica mais cara de acordo com o consumo.
Atualmente, a bandeira amarela acrescenta cerca de R$ 1,88 a cada 100 kWh. Na vermelha, o valor pode subir para R$ 4,46 no patamar 1 e até R$ 7,87 no patamar 2, dependendo das condições de geração.


