ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Contra "Síndrome de Gabriela", curso capacita para emprego temporário

Curso oferecido por associação pretende resgatar autoestima de desempregados e mostrar erros cometidos quando trabalhavam

Silvia Frias | 15/10/2019 13:41
No curso oferecido há oito anos, resgate da autoestima e ensinamento de técnicas de venda (Foto/Divulgação)
No curso oferecido há oito anos, resgate da autoestima e ensinamento de técnicas de venda (Foto/Divulgação)

A disputa por vaga no mercado temporário no comércio varejista é acirrada e um detalhe pode ser o diferencial. Um curso gratuito, oferecido pela ACIG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) tenta reverter a “Síndrome de Gabriela” que acomete muitos com comportamento “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou sempre assim…Gabriela”.

Como no trecho da música escrita por Dorival Caymmi e interpretada por Gal Costa, trilha sonora da personagem central da telenovela Gabriela, muita gente acredita que não precisa mudar ou adaptar seu comportamento a situações que não lhe agradam, o que pode ser bastante nocivo no mercado.

“A maioria das pessoas é dispensada do trabalho por incompetência comportamental”, explicou o gestor da Escola de Varejo da associação, Moacir Pereira Junior. Na prática, pessoas que não sabem trabalhar em equipe, não entregam trabalho de qualidade ou até tem iniciativa, mas não conseguem executar a demanda.

Moacir diz que muitos dos trabalhadores são acometidos da “síndrome de Gabriela” por assumirem postura arrogante e se recusam a aprender. “É como se fosse ‘eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim’ e não procuram mudar”, diz, citando a música “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi, famosa na interpretação de Gal Costa.

No curso, Moacir diz que, durante as atividades de dinâmica, muitos acabam percebendo os erros cometidos quando trabalhavam.

Antes de entrar nessa fase, Moacir diz que procura trabalhar a autoestima dos participantes, afetados pelas demissões ou longo período sem trabalho.

“É um trabalho de resgate do indivíduo; não adianta trabalhar técnicas de atendimento ou marketing se a pessoa está sem esperança, tem que mostrar que a pessoa pode renascer das cinzas”, explicou. "O marketing pessoal é um dos pontos abordados na capacitação".

Nesses oito anos de curso, o perfil é formado, principalmente, por mulheres, com idades que vão de 16 a 60 anos. São pessoas em busca do primeiro emprego ou nova chance no mercado de trabalho, depois de anos de afastamento decorrente de alguma situação familiar/pessoal.

Segundo o gestor, cerca de 30% a 40% dos participantes do curso acabam efetivados nas funções, muitas, decorrentes de vagas temporárias. “A gente tem que mostrar que a pessoa pode renascer das cinzas”.

Serviço - As aulas serão dadas na sede da Associação Comercial em dois horários: das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Após capacitação, os dados dos participantes ficam disponíveis para empresários associados à ACICG.

As inscrições devem ser feitas presencialmente (Rua 15 de Novembro, 390) e o interessado deve levar um documento de identificação, como RG ou carteira de trabalho. Informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-5000, 3312-5058 e 98405-4600.

Nos siga no Google Notícias