ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Créditos já podem ser utilizados para quitar dívidas com a prefeitura

Medida passou a vigorar hoje para que não haja a 'fuga' de recursos

Kleber Clajus | 12/09/2018 11:48
Créditos já podem ser utilizados para quitar dívidas com a prefeitura
A compensação de créditos tributários e não tributários tem o limite de R$ 30 mil (Foto: Arquivo/Saul Schramm)

A Prefeitura de Campo Grande iniciou, nesta quarta-feira (12), o encontro de contas entre débitos e créditos inscritos ou não na dívida ativa, mas não ajuizados. Com isso, o cidadão poderá utilizar valores disponíveis, como uma conta paga em duplicidade, para quitar outro tributo pendente de pagamento. Tal medida foi oficializada no Diário Oficial do município.

De acordo com o secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, essa desburocratização pretende facilitar a vida do contribuinte a começar por hoje. "Todos que chegarem ao CAC [Centro de Atendimento ao Cidadão] podem requerer a compensação", ressaltou.

Na avaliação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), o encontro de contas evitará um "prejuízo ao caixa público, especialmente em face do atual cenário de dificuldades orçamentárias". A medida, em si, visa evitar que as pessoas saquem valores, mesmo devendo a prefeitura.

Processo - Texto da lei limita em R$ 30 mil a compensação de créditos tributários ou não tributários, desde que não ajuizados, com os débitos líquidos e certos da Fazenda Pública.

Com o teto reajustado anualmente, com base no IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Especial), medida somente exclui a concessão de descontos à extinção do crédito tributário, compensação de precatório e de débitos ajuizados pelo município.

Quanto a requisição, o contribuinte deve solicitá-la por meio de um processo administrativo específico e isso passará a ser "confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos débitos indevidamente compensados".

Outros detalhes do regulamento, sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), podem ser conferidos na primeira página da edição desta quarta-feira do Diário Oficial do município.

Nos siga no Google Notícias