ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Decreto divulga datas das duas parcelas do 13º em MS

Os valores contemplam 82 mil servidores ativos e inativos do Estado; confira calendário

Por Silvia Frias | 24/09/2025 11:03
Decreto divulga datas das duas parcelas do 13º em MS
Recurso extra é esperado para movimentar comércio em MS (Foto/Arquivo)

O governo de Mato Grosso do Sul paga amanhã (25) a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais e, a segunda parte, no dia 20 de dezembro, conforme decreto publicado hoje (24) no Diário Oficial do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Servidores estaduais de Mato Grosso do Sul recebem amanhã (25) a primeira parcela do 13º salário. O pagamento, correspondente a 50% do valor líquido, injetará R$ 300 milhões na economia do estado, beneficiando 82 mil servidores ativos e inativos. A segunda parcela será paga em 20 de dezembro. A antecipação do pagamento visa impulsionar o comércio local, especialmente com a proximidade do Dia das Crianças. Espera-se que o dinheiro extra incentive o consumo em setores como vestuário, calçados e lazer, além de permitir a quitação de dívidas e liberar crédito para compras futuras.

O valor a ser pago amanhã corresponde a 50% do líquido da remuneração e contemplam 82 mil servidores ativos e inativos, injetando cerca de R$ 300 milhões na economia estadual. Segundo a SAD (Secretaria Estadual de Administração), o dinheiro estará na conta já na quinta.

O pagamento inclui servidores civis e militares da ativa, aposentados, pensionistas, comissionados, contratados temporários e empregados públicos das autarquias, fundações e da administração direta.

O decreto que regulamenta o pagamento considera para o cálculo do valor líquido a contribuição previdenciária, o imposto de renda e, quando houver, a pensão judiciária.

O documento foi assinado pelo governador Eduardo Riedel, pelo secretário de Administração Frederico Felini e pelo secretário de Fazenda Flávio Cesar Mendes.

A iniciativa ocorre em um momento considerado estratégico para o setor varejista, às vésperas de datas comemorativas como o Dia das Crianças. De acordo com a economista do IFP-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira, o impacto do recurso deve ser sentido em diferentes frentes.

“Esse recurso extra no bolso dos servidores pode ter dois efeitos positivos: de um lado, impulsiona o consumo imediato, especialmente em setores como vestuário, calçados, alimentação e lazer. De outro, ao permitir a quitação de dívidas, libera margem de crédito e dá maior segurança para compras futuras, contribuindo para manter a roda da economia girando”, explicou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.