ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Decreto estadual garante que não haverá bitributação

Redação | 30/01/2009 19:57

Decreto assinado pelo governador André Puccinelli garante, conforme o site de notícias do Executivo, que os micro e pequeno empresários optantes pelo Super Simples, ao pagarem o ICMS Garantido, não serão novamente "taxados" sobre as mesmas mercadorias.

O decreto refere-se ao cumprimento da Lei Complementar 123, que trata do Estatuo Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte alterada em 19 de dezembro de 2008.

A lei federal permite ao Estado a tributação de duas formas. De acordo com a legislação federal, o Estado poderia cobrar o ICMS, com o encerramento da tributação ou sem encerramento da tributação - hipótese em que nesse caso previa a cobrança da diferença entre a alíquota interna e a interestadual.

O governador André Puccinelli entendeu que a primeira possibilidade é mais justa para os micros e pequenos empresários.

Puccinelli determinou também que a Secretaria Estadual de Fazenda oficialize manifestação favorável à prorrogação por 30 dias do pagamento do Simples Nacional dos fatos geradores, ocorridos em janeiro deste ano.

Esta carência de 30 dias é uma das medidas tomadas para compensar os micro e pequenos empresários, que acabaram acumulando prejuízos devido a crise econômica mundial.

Nos siga no Google Notícias