A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

02/03/2017 10:05

Demonstrativo de rendimentos de aposentados está disponível na internet

Renata Volpe Haddad

O demonstrativo de rendimentos para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que precisam realizar a declaração do Imposto de Renda do ano base 2016, já está disponível na internet.

O instituto informa que não é preciso que o idoso vá até uma agência para retirar o extrato, pois terá que enfrentar filas, sendo que é possível ter acesso ao demonstrativo de forma on-line, clicando neste link.

Segundo informações do INSS, desde 2006 o demonstrativo está disponível na internet, mas muitos aposentados ainda procuram a sede. "Não é preciso procurar a previdência para ter acesso ao demonstrativo, mas muitos idosos ainda vêm até nós e precisam enfrentar filas, sendo que acessando a internet, podem imprimir os rendimentos", explica o assessor do INSS.

O instituto não tem um número de quantos idosos de Mato Grosso do Sul terão que declarar o imposto de renda este ano. As declarações são recebidas pela Receita a partir desta quinta-feira (2) até 28 de abril. Após essa data, os contribuintes terão de pagar multa pelo atraso na entrega.

Devem fazer a declaração, aposentados e pensionistas que receberam rendimentos tributáveis em 2016 superiores a R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.

Como consultar - Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o portal da Previdência e consultar o Demonstrativo de rendimentos no menu de serviços do INSS, informar o ano base –no caso, 2016–, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

O documento também poderá ser retirado nas Agências de Previdência Social. O INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions