ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Demonstrativo de rendimentos de aposentados está disponível na internet

Renata Volpe Haddad | 02/03/2017 10:05

O demonstrativo de rendimentos para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que precisam realizar a declaração do Imposto de Renda do ano base 2016, já está disponível na internet.

O instituto informa que não é preciso que o idoso vá até uma agência para retirar o extrato, pois terá que enfrentar filas, sendo que é possível ter acesso ao demonstrativo de forma on-line, clicando neste link.

Segundo informações do INSS, desde 2006 o demonstrativo está disponível na internet, mas muitos aposentados ainda procuram a sede. "Não é preciso procurar a previdência para ter acesso ao demonstrativo, mas muitos idosos ainda vêm até nós e precisam enfrentar filas, sendo que acessando a internet, podem imprimir os rendimentos", explica o assessor do INSS.

O instituto não tem um número de quantos idosos de Mato Grosso do Sul terão que declarar o imposto de renda este ano. As declarações são recebidas pela Receita a partir desta quinta-feira (2) até 28 de abril. Após essa data, os contribuintes terão de pagar multa pelo atraso na entrega.

Devem fazer a declaração, aposentados e pensionistas que receberam rendimentos tributáveis em 2016 superiores a R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.

Como consultar - Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o portal da Previdência e consultar o Demonstrativo de rendimentos no menu de serviços do INSS, informar o ano base –no caso, 2016–, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

O documento também poderá ser retirado nas Agências de Previdência Social. O INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Nos siga no Google Notícias