Desconto vira tradição e consumidor troca dezembro por janeiro

Já tem consumidor que está deixando de comprar em dezembro para aproveitar as promoções de janeiro. Em Campo Grande, lojas da região central oferecem até 70% de desconto.
A atendente Daniele dos Santos levou tanta coisa que precisou de ajuda para carregar as sacolas. Foram vários eletrodomésticos, inclusive uma TV e um micro-ondas. "Os preços estão muito bons, comprei essa TV por 800 reais, por exemplo. Deu pra aproveitar bem", comemora.
Para o gerente Evandro Carvilhe, que trabalha na loja Feirão dos Calçados, janeiro ofereceu números positivos quando a expectativa era de movimento normal. "A gente esperava mais de dezembro, mas, no final das contas, janeiro está apresentando números bons, até acima do normal. Em relação a janeiro do ano passado, tivemos uma aumento nas vendas de cerca de 10% neste mês", considera.
Trocas e novas compras - Segundo o gerente, além das promoções, a tradicional peregrinação às lojas para troca de presentes também rende vendas. "Muito cliente vem para trocar um produto, gosta dos preços e acaba levando mais alguma coisa também", completa.
No caso da loja City Lar, este janeiro representa um aumento de cerca de 80% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2014. "O sucesso foi tão grande que alguns produtos em promoção esgotaram em todos os nossos estoques e precisamos passar a trazer do depósito de Cuiabá", conta o gerente de vendas Joilson Brito. Isso porque, nessa loja, a promoção só começou na sexta-feira (9).
Boas vendas - "Pra nós, janeiro é igual a dezembro, vendemos muito bem. Às vezes, até um pouco mais, por causa dos preços muito acessíveis. Desde o dia 26 de dezembro tabelamos os preços: tudo o que custa menos de R$ 68, prevalece o preço da etiqueta. Se é mais caro, o preço cai para R$ 68", explica Kátia Arruda, gerente de uma loja de roupas.
"As promoções começaram justamente por uma necessidade do empresário, que precisava colocar o estoque à venda. Essa foi a alternativa, mas estamos percebendo que está difícil vender. O consumidor está muito receoso", analisa o presidente da AICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro.
Concorrência com o IPTU - As vendas poderiam ser ainda melhores se não fosse a disputa com um tributo municipal. "O que afetou muito as vendas neste mês foi a concorrência muito grande que tivemos com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para aproveitar o desconto dado no pagamento à vista, muitos consumidores fizeram as contas e preferiram pagar o IPTU", amplia Polidoro.
"Sem contar que ainda existe muita despesa todo começo de ano, muitas coisas para pagar. Então o consumidor está muito receoso, preocupado, esperando para ver o que vai acontecer em 2015. Tudo isso deixa o consumidor inseguro de fazer compromisso e, para o comércio, isso é muito ruim", finaliza.