ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Diretores serão convocados para explicar problemas na telefonia

Carlos Martins | 09/04/2013 11:51
Deputado Paulo Correa: AL avalia criação da CPI da Telefonia (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Deputado Paulo Correa: AL avalia criação da CPI da Telefonia (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Os diretores regionais das empresas de telecomunicações serão convocados para que expliquem a queda na qualidade do serviço prestado em Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada na noite de ontem (08) durante reunião na Casa da Indústria, em Campo Grande, entre o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos e mais sete deputados. A reunião foi convocada por Longen para tratar das ações do Sistema Fiems no Estado e também sobre os gargalos que impedem o pleno desenvolvimento do setor industrial, entre eles, o serviço de telefonia móvel, cujo serviço prestado é um dos mais precários, na opinião de parlamentares.

“É de extrema urgência saber juntos aos diretores das teles o que está sendo investindo na área de comunicação para resolver esse gargalo da falta de qualidade do serviço de telefonia móvel”, cobrou o presidente da Fiems. Para Sérgio Longen, a má qualidade dos serviços prestados do serviço de telefonia móvel oferecido pelas concessionárias em vários municípios do Estado preocupa o setor industrial. “O grau de insatisfação dos consumidores com as empresas telefônicas em operação em Mato Grosso do Sul já é imensurável”, observou Longen.

De acordo com o deputado Jerson Domingos, a primeira medida a ser tomada é ouvir as empresas de telefonia do Estado. A proposta foi apresentada aos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (09). “Vamos convidar os representantes dessas empresas para que nos expliquem as razões da queda na qualidade do serviço da telefonia móvel,” adiantou. A Assembléia também quer investigar o que as Teles estão fazendo para resolver esse problema. “Caso essa reunião não tenha o resultado esperado, poderemos pensar em medidas para exigir o comprometimento delas em melhorar esse serviço”, disse o presidente da AL.

Na sessão desta terça-feira, o deputado Paulo Correa (PR), presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, antecipou que o presidente da AL, Jerson Domingos, irá convocar uma reunião para analisar a possibilidade de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Telefonia. “Temos ouvido muitas reclamações do cidadão comum. Acho que é muito interessante ouvirmos as empresas de telefonia para entender o que está acontecendo”, disse o deputado Paulo Corrêa. Segundo ele, o lucro das empresas cresceu 1.200% enquanto o investimento não passou de 63%.

Presidente da Al, Deputado Jerson Domingos (E) e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, decidiram convocar diretores das empresas de telefona para dar explicações(Foto: Divulgação)
Presidente da Al, Deputado Jerson Domingos (E) e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, decidiram convocar diretores das empresas de telefona para dar explicações(Foto: Divulgação)

Ministério Público - O corregedor-geral substituto do MPE (Ministério Público Estadual), Antônio Siufi Neto, que também participou da reunião, disse que considera muito importante a iniciativa da Assembleia e da Fiems. “Estamos prontos para contribuir”, afirmou. O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, informou que já existe um movimento nacional contra a má qualidade no serviço de telefonia móvel. “Hoje pagamos a 2ª maior tarifa do mundo de telefonia. Para se ter ideia, o crescimento dessas empresas foi de 1.200% de lucro, enquanto o investimento não passou de 63%. Eu já estou com um pedido de CPI pronto, mas acredito que primeiro precisamos ouvir os representantes das empresas para depois decidir o que deve ser feito”, pontuou.

O deputado estadual Paulo Corrêa, acredita que a melhor solução seria, a princípio, convocar uma audiência pública para discutir a questão, o que foi bem aceito pelo deputado estadual Amarildo Cruz. “Nessa audiência, poderemos constatar a precariedade do serviço de telefonia móvel que é oferecido pelas teles e assim poderemos dar o melhor encaminhamento”, disse. A 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro, destacou que, além da má qualidade do serviço, atualmente os usuários de telefonia móvel são muito vulneráveis a todos os tipos de golpes por telefone. Também participaram da reunião os deputados Dione Hashioka, 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi e Laerte Tetila.

Nos siga no Google Notícias