ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Dourados recebe amanhã circuito de palestras sobre a safra de soja

Lucio Borges | 13/05/2015 22:36

A Fundação MS realiza, em parceria com o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), nesta quinta-feira (14) em Dourados um circuito de palestras sobre a safra de soja. As apresentações que são de resultados relativos a pesquisas sobre a cultura do grão acontecem  a partir das 8h, no Sindicato Rural da cidade. Os produtores poderão tirar dúvidas sobre cultivares de soja, bioestimulantes e manejo de pragas e doenças.

O pesquisador de fertilidade e manejo do solo da Fundação MS, Douglas de Castilho Gitti, falará sobre o tema 'bioestimulantes na cultura de soja'. “Trataremos algumas questões como reinoculação e coinoculação de sementes, que consistem na utilização bactérias que fornecem nitrogênio para a cultura da soja e estimulam o desenvolvimento do sistema radicular”, afirma.

Na ocasião, os produtores terão acesso às informações sobre os produtos que realmente tem efetividade no uso, mantendo patamares elevados de produtividade. De acordo com Douglas, o foco da avaliação desses produtos é proporcionar algum desenvolvimento na cultura da soja, como por exemplo, maior desenvolvimento do sistema radicular objetivando preparar a planta para passar o momento da falta de água, chamado de déficit hídrico, muito comum em nossa região, principalmente entre Maracaju e Rio Brilhante.

Já o engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, traz em sua palestra dados sobre cultivares de soja da safra 14/15 e recomendações para 15/16. Segundo o pesquisador, a safra foi afetada por seca, porém a alta temperatura causou mais prejuízos do que propriamente a falta de umidade do solo. “Apesar da boa produtividade final, os plantios mais precoces foram afetados por seca, já os materiais com plantios nos finais de outubro e novembro tiveram boa produtividade”.

Por fim, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o manejo de pragas e doenças na cultura de soja na palestra com o pesquisador de fitossanidade, José Fernando JurcaGrigolli. O foco será a eficiência de produtos, inseticidas e fungicidas para o controle de lagartas, percevejos e doenças, além de abordar assuntos como estratégia de controle. “O resultado de eficiência em si nem sempre é abordado em todas as situações, então quero trabalhar um pouco mais sobre como utilizar cada produto dentro de cada situação, oportunizando mais opções para os produtores”.

Serviço – As apresentações de resultados de pesquisas sobre a safra de soja em Dourados serão realizadas nesta quinta-feira, a partir das 8h, no Sindicato Rural do município, localizado na rua Valério Fabiano, 100, jardim Alhambra, Dourados-MS.

Nos siga no Google Notícias