ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Economia Criativa tem projeção de dobrar PIB do setor em MS

Expectativa é fazer o PIB chegar a 1,6 pelos próximos quatro anos

Izabela Cavalcanti | 11/09/2023 09:03
Economia criativa no Festival de Inverno de Bonito (Foto: Elis Regina)
Economia criativa no Festival de Inverno de Bonito (Foto: Elis Regina)

O 1º Plano Estadual de Economia Criativa, por meio do programa “MS + Criativo”, tem como objetivo dobrar o PIB (Produto Interno Bruto) do setor nos próximos quatro anos.

Para o superintendente de Economia Criativa de MS, Décio Coutinho, elevar o PIB do Estado será a consequência do plano.

“Nós queremos construir um plano que seja a cara de Mato Grosso do Sul, com as peculiaridades de cada região, para que isso possa realmente ser um plano que vai espelhar a nossa rica diversidade. A nossa meta é ambiciosa, queremos dobrar o PIB do setor até 2026, que hoje no Estado é de 0,8. Queremos transformar, até 2026, em 1,6”, ressalta Décio.

A Superintendência vai fazer oito encontros regionais no oeste, sul, fronteira, norte, centro, oeste e costa leste do Estado. Primeiro, as regiões serão visitadas e terão o trabalho apresentado e, posteriormente, retorna para realizar os encontros regionais, onde são colhidas as propostas para o plano.

Dentro da programação também estão inclusas atrações culturais, apresentações e estandes de criativos, além da realização de oficinas.

Economia Criativa – O conceito envolve uma economia humanizada, que valoriza os talentos, o território, mas acima de tudo, as pessoas.

“Todo dia me perguntam o que é Economia Criativa, e eu trago esta foto, de uma viola de cocho. Tem valor cultural aqui? Tem valor econômico? Tem tecnologia? Lembrem sempre: aqui tem valor cultural, econômico e a tecnologia do saber fazer do artesão. E se tem cultura, economia e tecnologia, isso é economia criativa”, apresenta o superintendente.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda enfatiza que tem espaço no Estado.

“Sabendo que a questão da geração de emprego e renda está cada vez mais difícil, com as grandes empresas vindo e todo o processo de automação, se gera menos emprego. Sem dúvida nenhuma, o grande caminho é a Economia Criativa, e não tem como falar dela sem falar de cidadania, sem falar de geração de renda, que é um dos grandes objetivos do nosso plano estadual”, destaca Marcelo.

Na visão da analista-técnica do Sebrae/MS, gestora do Programa Economia Criativa, Daniele Muniz da Silva Vieira, o setor é importante para Mato Grosso do Sul.

“O Estado possui uma rica cultura e tradições, o que torna a Economia Criativa uma área importante para a economia local. Em MS, tem sido impulsionada pela produção de artesanato, música, teatro, dança, literatura, cinema, gastronomia, arquitetura, publicidade”, pontua.

Confira abaixo os encontros já agendados:

Regional Sul - Naviraí
Encontro Regional: 14/09

Fronteira – Ponta Porã
Encontro Regional: 20/09

Regional Norte – Rio Verde
Encontro Regional: 27/09

Regional Oeste – Bonito
Encontro Regional: 17/10

Regional Centro – Campo Grande
Encontro Regional: 31/10

Regional Sul – Dourados
Encontro Regional: 16/11

Regional Costa Leste – Três Lagoas
Encontro Regional: 21/11

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias