ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Em abertura da Semana da Indústria, discurso é de apoio ao crescimento

Nyelder Rodrigues | 20/05/2013 21:49
Evento de abertura reuniu várias empresário (Foto: João Garrigó)
Evento de abertura reuniu várias empresário (Foto: João Garrigó)

Aconteceu nesta noite a cerimônia de abertura da Semana da Indústria, promovido pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

O evento aconteceu no Edifício Casa da Indústria, e contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do prefeito Alcides Bernal (PP), além de vários deputados estaduais, empresários e outras autoridades públicas.

Em sua fala, o governador destacou a importância que a indústria ganha a cada dia no Estado, além da assinatura do decreto que prorrogou os benefícios fiscais até 2028 para o setor.

“Temos de nos preparar para uma guerra contra os nossos entes federados em defesa dos nossos incentivos, pois apenas a união entre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste será possível vencer São Paulo e os demais estados do Sudeste que desejam unificar a alíquota de ICMS", declarou Puccinelli.

Outro que também mostrou compromisso com o desenvolvimento industrial foi o prefeito Alcides Bernal,q eu em seu discurso, indicou que esse crescimento deve contar com o esforço mútuo entre os governos, independentemente de partido.

“O setor pode ter certeza que encontrará o respaldo necessário em nosso plano de governo, que busca transformar os polos industriais existentes em verdadeiros polos de desenvolvimento econômico”, afirmou Bernal, acrescentando que é preciso superar os obstáculos para garantir a industrialização.

Quem também conversou com o público foi o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que reforçou o potencial e poder do setor no Estado. Atualmente, há 11.115 estabelecimentos industriais no Mato Grosso do Sul, empregando 134.883 trabalhadores.

"O PIB Industrial deve fechar 2013 em R$ 12,1 bilhões e as empresas industriais têm a expectativa de obter faturamento de R$ 24 bilhões. Os números demonstram o vigor das indústrias e durante esta semana vamos debater temas estratégicos do setor", disse Sérgio Longen, ao usar o Produto Interno Bruto do setor para mostrar a força da indústria e necessidade de debates em torno dela.

Outro ponto destacado por Longen foi a necessidade das indústrias em contar com o apoio pesado da Fiems para seguir forte, e para isso são feitas várias ações e ampliada a capacidade de suporte por todo o Estado pela instituição.

Entre as ações, da Fiems, está o PDR (Plano de Desenvolvimento Regional), gratuidades do Senai (60 mil vagas em 269 cursos), construção de 32 bibliotecas da Indústria do Conhecimento Sesi, e edificação de mais oito unidades até 2015. Vários prédios estão sendo ampliados no Estado, e outros sendo construídos, como o Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas, e o Observatório Socioambiental do Sesi, em Bonito.

Nos siga no Google Notícias