ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Em crise, produtores de mandioca pedem prorrogação de empéstimos

Renata Volpe Haddad | 07/05/2015 19:20
Projeto de Lei propõe a adição de até 10% de farinha de mandioca à farinha de trigo na produção de pães e similares.(Foto: Marcelo Calazans)
Projeto de Lei propõe a adição de até 10% de farinha de mandioca à farinha de trigo na produção de pães e similares.(Foto: Marcelo Calazans)

Dez produtores de mandioca pediram ao Banco do Brasil prorrogação do pagamento de empréstimos por mais cinco anos, a ação é reflexo da crise que afeta o setor desde o início do ano. O preço baixo pago pela indústria à fécula de mandioca tem preocupado produtores de todo o Estado, que estão recorrendo as autoridades para pedir incentivo a cultura.

O gerente de Agronegócio da Superintêndencia Estadual do Banco do Brasil, Rafael Remonti afirmou ter feito um levantamento e foi constatado que atualmente são 968 contratos e desses, são 950 produtores com financiamento ativo em Ivinhema. “Desse montante, recebemos a demanda de dez pedidos de prorrogação e o banco vai analisar. Só que para que isso aconteça, precisamos de uma resolução do governo federal concedendo um prazo maior com condições diferenciadas para pagamento”, avaliou.

Após vários protestos e reunião com deputados, foi realizada nesta tarde Audiência Pública na Assembleia Legislativa, para discutir a Minuta de Projeto de Lei proposta pelo deputado estadual João Grandão. O projeto estabelece que as indústrias, panificadoras, confeitarias, pastifícios e fábricas de biscoitos em Mato Grosso do Sul deverão acrescentar 10% de farinha de raspa ou fécula de mandioca à farinha de trigo para produção de pães e similares.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado estadual Marcio Fernandes, abriu os trabalhos lembrando que o objetivo é minimizar os prejuízos ocasionados ao produtor sem impactar o mercado consumidor. “O grande problema hoje é a lei da oferta e procura. Existe muita produção para uma demanda que é insuficiente. Neste caso, o valor pago pelas fecularias não agrada o produtor, sobra produção e a indústria armazena no estoque”, destacou.

Audiência- O superintendente regional da Conab, Antônio Dotta, comentou que uma das soluções para minimizar o problema do preço, é encontrar um mercado fora do Estado. "Essa é a melhor solução, para os produtores não compensa produzir farinha", informou.

Já para o gerente da unidade de competitividade empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia Marcelo Pirani, a instituição não é a favor da obrigatoriedade da adição da farinha da mandioca à farinha de trigo. "Somos contra porque não vemos na prática os efeitos da fiscalização e há outras formas de resolver esse problema, como por exemplo, incluir a mandioca na merenda das escolas públicas", analisou.

Nos siga no Google Notícias