ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Em falta, clientes precisam esperar até 30 dias para motos modelo 2021

O motivo para não ter modelos novos a pronta entrega seria a falta de insumos

Mariana Rodrigues | 13/03/2021 11:55
Concessionária que antes tinha até 30 unidades a pronta entrega, agora tem menos de 10 na loja. (Foto: Ppaulo Francis)
Concessionária que antes tinha até 30 unidades a pronta entrega, agora tem menos de 10 na loja. (Foto: Ppaulo Francis)

A alta no preço da gasolina e a facilidade na mobilidade urbana há muitos anos transformaram as motocicletas em uma saída econômica. Mas assim como os carros, anda difícil encontrar modelos 2021 nas concessionárias. Também falta insumo e as fábricas têm atrasado as entregas. Modelos populares estão com espera de até 30 dias, enquanto as importadas chegam a 60 dias.

A procura pelas motos têm, apesar do momento de crise, pois é um veículo que facilita a mobilidade e também é mais econômico que o carro, algo que é levado muito em conta nesses momentos em que a gasolina já passa dos R$ 5,50 na maioria dos postos.

O vendedor Alexandre Barros, 42 anos, de uma revenda de motos da marca Yamaha, localizada no Centro de Campo Grande, reforça que devido a pandemia não tem moto a pronta entrega só mesmo por encomenda. “Só encomenda com espera de 15 a 20 dias para entrega, os clientes estão bravos”, conta.

Ele relata que a fábrica, que fica em Manaus, está com metade dos funcionários trabalhando e atende todo o Brasil. “Procura tem. Como a gasolina subiu muito é bom para a gente, mas tem muita gente desistindo da compra por não querer esperar e a gente quer vender”.

Alexandre Barros, 42 anos, é vendedor e afirma que só tem cinco motos na loja e todas são mostruários. (Foto: Paulo Francis)
Alexandre Barros, 42 anos, é vendedor e afirma que só tem cinco motos na loja e todas são mostruários. (Foto: Paulo Francis)

Na loja tem apenas cinco modelos de mostruário, ele disse que a procura é tanto por modelos populares como a YBR e Fazer 250 como também os modelos de alta cilindradas que são os mais caros, mas, ainda assim, possuem procura mão não tem no estoque.

O gerente de vendas Ricardo Bozza, da Covel que fica na Avenida Mato Grosso, diz que os meses de janeiro e fevereiro deste ano foi de falta. “A fábrica ficou parada por causa da pandemia, parou a produção, falta pneu, ferro, aço, insumos”, lembra. As motos que chegam na loja já tem dono certo, a pronta entrega menos de 10 modelos podem ser encontrados.

“Em época normal o estoque tinha de 25 a 30 unidades. Recebemos por mês de 300 a 330 motos que atendem Capital e interior. Mês passado recebemos 80 motos. A procura é constante, a alta do dólar e aumento da gasolina, faz com que a moto seja mais buscada”. As motos mais buscadas são a CG 150, Biz e Cross. As altas cilindradas, apesar de a procura menor, também tem lista de espera que é maior que as de baixa cilindrada.

Importados – Artur Duarte, 48 anos, diretor de uma concessionária de motos importadas explica que o problema está na falta de insumos, entre eles os chips de identificação eletrônica. “A indústria tem dificuldade de insumos para a produção. A segunda questão é a falta de componentes de chips, com a crise a indústria previu uma queda nas vendas e diminuiu a compra desses chips, ao mesmo passo a venda de eletrônicos aumentou com a pandemia, esses fornecedores concorrem com a compra de chips”, explica.

Duarte também pontua que a produção de novos veículos caiu mais do que a procura. Assim como nos modelos populares, as motos importadas também precisam de um prazo para serem entregues “Eles [clientes] precisam esperar”.

Dependendo do modelo escolhido, essa espera pode dura entre 30 a 60 dias para a chegada nas lojas. “As vendas caíram, mas a produção caiu ainda mais”, frisa.

Até as motos importadas estão com modelo 2021 em falta e a espera pode chegar até 60 dias. (Foto: Paulo Francis)
Até as motos importadas estão com modelo 2021 em falta e a espera pode chegar até 60 dias. (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias