ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Em mapa das capitais, Campo Grande tem maior diferença salarial entre os sexos

Mulheres ganham 32% menos do que homens em Mato Grosso do Sul

Por Cassia Modena | 27/03/2024 06:15
Mulher, que pode receber até 32,6% menos que homem em MS, faz lista de gastos do mês (Foto: Alex Machado)
Mulher, que pode receber até 32,6% menos que homem em MS, faz lista de gastos do mês (Foto: Alex Machado)

Neste mês da mulher, estudo que analisou desigualdades em 26 capitais, com exceção a Brasília, apontou que em Campo Grande os homens e mulheres têm a maior diferença salarial. Ele foi publicado nesta terça-feira (26) pelo ICS (Instituto Cidades Sustentáveis).

O índice é calculado considerando que 1 é o valor de igualdade. Nenhuma das capitais o alcançou e a sul-mato-grossense apresentou a mais distante: 0,642. A que se posicionou melhor foi Macapá (AM), com 0,976.

Os dados utilizados para comparação são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao primeiro semestre do ano passado.

Confira outros resultados do mesmo estudo do ICS:

Por "pouco", Campo Grande não volta a ser a "capital sem favelas"

Morador de Campo Grande vive em média até os 67 anos

Em MS - Outra pesquisa, o 1º Relatório de Transparência Salarial produzido pelos Ministérios do Trabalho e Emprego e o das Mulheres, revelou que homens ganham 32,6% a mais que as mulheres em Mato Grosso do Sul. Ela foi divulgada ontem (25).

A diferença de remuneração varia de acordo com o grupo ocupacional. Em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, a diferença salta para 40,5%.

No recorte por raça, o relatório aponta que há um equilíbrio na presença de mulheres negras e mulheres não negras nas empresas pesquisadas, com registro de 35,8 mil e 37,7 mil, respectivamente. No entanto, as negras recebem 21,5% a menos que as não negras, em média. Já entre os homens negros e não negros, a diferença de remuneração média ficou em 12,3%.

No total, 580 empresas sul-mato-grossenses com cem ou mais funcionários responderam ao questionário que coletou os dados para o relatório. Juntas, elas empregam quase 200 mil pessoas.

As informações foram prestadas pelas empresas em atendimento à Lei nº 14.611, relacionada à Igualdade Salarial e Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, sancionada em 2023.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias