A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

08/01/2018 10:59

Em MS, 3,2 mil comerciantes emitiram 10 milhões de notas só em dezembro

Sistema eletrônico começou em 2016 e é adotada por mercados, farmácias, entre outros estabelecimentos

Mayara Bueno
Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

Lojistas de Mato Grosso do Sul emitiram pelo menos 10 milhões de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, conforme dados da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). A tecnologia, implantada em 2016, é adotada em diversos locais, como supermercados, farmácias, oficinas de veículos, entre outros.

A Nota Fiscal eletrônica substitui à nota fiscal de venda e cupom fiscal. Desde sua criação, já foram emitidas 61 milhões de notas, ainda de acordo com o governo estadual.

Em janeiro passado, 560 lojistas emitiram 1.234.519 notas, enquanto em dezembro, foram 3.281 comerciantes com o lançamento de 10.342.164. "Número significativo que reforça a modernização do fisco estadual e revela um acréscimo que representa 858% em quantidade de autorizações, se comparado os dois meses (janeiro e dezembro)", afirma a secretaria de Fazenda de MS.

Ainda segundo a pasta, a obrigatoriedade da emissão do documento varia conforme o faturamente da empresa. Por exemplo, em 2017, empresas com arrecadação superior a R$ 180 mil anuais passaram a ser obrigadas a lançar a nota eletrônica.

Para quem emite, a vantagem é o aperfeiçoamento das vendas de varejo ao tornar a transação mais flexível e ágil, "proporcionando um ganho de qualidade ao atendimento", afirma o secretário de Fazendo, Guaraci Fontana.

Já para o consumidor, a vantagem de emissão é agilidade e para o fisco estadual é a chegada de informações de consumo em tempo real na base de dados.

Transporte de encomendas agora tem exigência de apresentação de nota fiscal
O envio de encomendas sujeitas à tributação pelos Correios passou a ter a necessidade de apresentação de nota fiscal para todos os pacotes desde o in...
Comerciantes recebem orientação sobre Nota Fiscal Eletrônica e acessibilidade
Comerciantes de Brasilândia, a 355 quilômetros de Campo Grande, participam amanhã (10) de uma reunião com o Departamento Municipal de Trânsito e com ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions