ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em MS, 3,2 mil comerciantes emitiram 10 milhões de notas só em dezembro

Sistema eletrônico começou em 2016 e é adotada por mercados, farmácias, entre outros estabelecimentos

Mayara Bueno | 08/01/2018 10:59
Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).
Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

Lojistas de Mato Grosso do Sul emitiram pelo menos 10 milhões de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, conforme dados da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). A tecnologia, implantada em 2016, é adotada em diversos locais, como supermercados, farmácias, oficinas de veículos, entre outros.

A Nota Fiscal eletrônica substitui à nota fiscal de venda e cupom fiscal. Desde sua criação, já foram emitidas 61 milhões de notas, ainda de acordo com o governo estadual.

Em janeiro passado, 560 lojistas emitiram 1.234.519 notas, enquanto em dezembro, foram 3.281 comerciantes com o lançamento de 10.342.164. "Número significativo que reforça a modernização do fisco estadual e revela um acréscimo que representa 858% em quantidade de autorizações, se comparado os dois meses (janeiro e dezembro)", afirma a secretaria de Fazenda de MS.

Ainda segundo a pasta, a obrigatoriedade da emissão do documento varia conforme o faturamente da empresa. Por exemplo, em 2017, empresas com arrecadação superior a R$ 180 mil anuais passaram a ser obrigadas a lançar a nota eletrônica.

Para quem emite, a vantagem é o aperfeiçoamento das vendas de varejo ao tornar a transação mais flexível e ágil, "proporcionando um ganho de qualidade ao atendimento", afirma o secretário de Fazendo, Guaraci Fontana.

Já para o consumidor, a vantagem de emissão é agilidade e para o fisco estadual é a chegada de informações de consumo em tempo real na base de dados.

Nos siga no Google Notícias