ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em novo edital, usinas são divididas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo

Mariana Rodrigues | 10/10/2015 15:09
De acordo com a publicação, agora as usinas possuem localização em São Paulo e Mato Grosso do Sul. (Foto: Vanessa Tamires)
De acordo com a publicação, agora as usinas possuem localização em São Paulo e Mato Grosso do Sul. (Foto: Vanessa Tamires)

Foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o edital de leilão de contratação de concessões de usinas hidrelétricas, entre elas as de Jupiá e Ilha Solteira. De acordo com a publicação, agora as usinas possuem localização em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

No edital do dia 7 de outubro as usinas estão localizadas no rio Paraná, nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A localização da Casa de Força de Jupiá fica em Três Lagoas, e a de Ilha Solteira, em Selvíria.O barramento da Usina Jupiá está localizado em Três Lagoas e Castilho (SP). E da Usina de Ilha Solteira, nos municípios de Selvíria e Ilha Solteira. O leilão está marcado para o dia 6 de novembro.

A briga pelo domicílio fiscal das usinas é antigo, já que está em jogo a arrecadação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Só em Três Lagoas, que agora divide a Usina Hidrelétrica de Jupiá com Castilho (SP), a estimativa de arrecadação giraria em torno de R$ 15 milhões a R$ 18 milhões por ano.

Usinas - No último dia 18 de agosto, o Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União, a alteração dos domicílios fiscais das Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá. Os empreendimentos que antes pertenciam as cidades paulistas de Castilho e Ilha Solteira agora pertencem a Selvíria e Três Lagoas. Porém, três dias depois republicou a portaria deixando em branco a sede das usinas atualmente administradas pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

Os municípios de Selvíria e Três Lagoas, alegam que as casas de máquinas das unidades estão em solo sul-mato-grossense, o que, consequentemente definiria a questão do domicílio fiscal das usinas, garantindo ao Estado o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia.

Impasse – Após a decisão do Ministério de Minas e Energia, ambos os representantes dos dois Estados começaram a pressionar o órgão, tanto que no mês passado, representantes da prefeitura de Três Lagoas entregaram documentos para diretores da Aneel comprovando que o domicílio fiscal das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira pertenceriam a Três Lagoas e Selviría. Um dos documentos entregues foi a tramitação e julgamentos da Justiça na qual determina que as usinas tenham domicílio fiscal em Mato Grosso do Sul.

Uma das especulações, é que agora as arrecadações serão divididas. Segundo o edital, a competência para divisão entre os dois estados foi remetida ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por conta de dados do órgão.

Nos siga no Google Notícias