ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Em três semanas de isolamento, MS reduz em 12% o consumo de energia

Lucia Morel | 22/04/2020 15:40
Em comparação aos estados do Centro-Oeste, MS foi o que apresentou maior reducação de consumo. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Em comparação aos estados do Centro-Oeste, MS foi o que apresentou maior reducação de consumo. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)


Estudo da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) identificou que Mato Grosso do Sul reduziu em 12% o consumo de energia elétrica desde que as medidas de isolamento social começaram a ser adotadas. O índice é o maior entre os estados da região centro-oeste e o 7º no ranking nacional.

O levantamento compara o período de três semanas, entre 18 de março e 10 de abril com as semanas de 1º a 17 de março, antes do início da quarentena. Conhecer esse consumo é importante para traçar futuros valores da tarifa, bem como identificar a economia realizada.

Para a presidente do Concen/MS (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa Mato Grosso do Sul), Rosimeire Costa, “todas as projeções no valor das tarifas são feitas com base no consumo”, e por isso, menor consumo, indica possibilidade de tarifas mais baratas.

Ela lembra que está na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), petição do conselho para que seja revisto reajuste de 6,9% no preço da energia em Mato Grosso do Sul, caindo para 4,76%.

“Esse dado da CCEE só mostra que estamos certos em afirmar que há redução no consumo e que o isolamento vem sendo cumprido”, ressalta, lembrando que no período da pandemia, grandes empresas, como shoppings e outros estabelecimentos, ficaram fechados, provocando essa queda,  que "precisa influenciar na redução da tarifa".

Dados – Entre os estados do Centro-Oeste, MS supera a queda de consumo realizada em Mato Grosso (-9%), Goiás (-4%) e Distrito Federal (-7%). Em relação aos demais entes federativos, Mato Grosso do Sul ficou atrás de Rio Grande do Sul (-23%), Santa Catarina (-18%), Paraná e Alagoas (-14%), Sergipe e Ceará (-13%).

No país como um todo, a queda no consumo de energia no Sistema Interligado Nacional entre os dias 18 de março e 03 de abril foi de 10%.

A indústria automotiva foi o segmento da economia que teve a maior queda no período, de 53%. Já o têxtil apresentou redução de 40%. Em seguida, destaca-se o setor de serviços, com redução de 34%. Manufaturados reduziram a demanda em 26%, enquanto o setor de minerais não-metálicos e o comércio tiveram queda de 19% e 13%, respectivamente.

A CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país e é mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil.

Nos siga no Google Notícias