ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Empreendedores individuais crescem 62% em 2 anos e chegam a 5,7 mil

Programa municipal incentiva pequenos empreendedores a se formalizarem e cidade ganha mil novos MEIs por ano

Helio de Freitas, de Dourados | 02/03/2015 08:14
Com apoio público, Eliane se formalizou e agora compra matéria-prima em outros estados (Foto: Divulgação/A. Frota)
Com apoio público, Eliane se formalizou e agora compra matéria-prima em outros estados (Foto: Divulgação/A. Frota)

O número de empreendedores individuais cresceu 62% em dois anos e saltou de 3.545 em 2012 para 5.737 no ano passado em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Conforme os números divulgados pela prefeitura, nesses dois anos a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul ganhou 2.192 novos empreendedores, principalmente devido ao apoio de um programa desenvolvido pelo município.

Através da Sala do Empreendedor, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, as pessoas conseguem orientações suficientes para se formalizarem como MEI (Microempreendedor Individual), uma inovação no sistema tributário para pequenos negócios.

Eliane Alves Moura, dona uma pequena fábrica de confecção no Jardim Canaã I, é uma dos milhares de douradenses que se formalizaram como pequenos empreendedores nos últimos dois anos. Com ajuda do programa do município, ela se tornou MEI e agora pode emitir nota fiscal para seus clientes e consegue comprar matéria-prima mais barata em outros estados. Segundo ela, agora ficou mais fácil obter lucro através de seu próprio negócio.

Pessoas que trabalham como ambulantes, na produção e venda de artesanato e de produtos caseiros, que abrem pequenas lojas e outras atividades comerciais e de serviços como limpeza, pintura e reforma, podem se tornar um MEI. Entretanto, para contar com o benefício precisa faturar no máximo R$ 60 mil por ano e ter no máximo um funcionário. O custo máximo para a formalização é de R$ 39 por mês.

Formalizado como MEI, o pequeno empreendedor pode ter alvará emitido pela prefeitura, registro da empresa com CNPJ para abertura de conta em banco e acesso a crédito com juros mais baratos, apoio técnico do Sebrae, cobertura da Previdência Social, emissão de nota fiscal e inserção em programas de apoio do governo.

Conforme as regras do programa, o microempreendedor individual é dispensado de contabilidade e não precisa escriturar nenhum livro. Deve guardar as notas de compra de mercadorias, os documentos do empregado contratado e o canhoto das notas fiscais que emitir. Em Dourados, os interessados em se tornar um MEI devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do telefone (67) 3411-7146, em horário comercial.

Nos siga no Google Notícias