ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Empresários de alimentos e celulose em MS estarão em comitiva de Lula à China

O país asiático é hoje um dos principais compradores de carne e celulose de Mato Grosso do Sul

Lucia Morel e Maristela Brunetto | 22/03/2023 16:32
Representante do setores de celulose e de bioenergia, Amaury Pekelman. (Foto: Biosul)
Representante do setores de celulose e de bioenergia, Amaury Pekelman. (Foto: Biosul)

Interesses de Mato Grosso do Sul também estão representados em comitiva que seguirá até a China com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no próximo sábado, dia 25. Além do deputado petista Vander Loubet, executivos que mantêm investimentos e grandes empresas em MS fazem parte do grupo que deve contar, ao todo, com 102 empresários, parlamentares e outros convidados.

Amaury Pekelman, presidente do Conselho da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), estará na comitiva. Ele também atua como diretor de Relações Institucionais da Paper Excellence.

Para o executivo, a ida ao gigante asiático representa “uma oportunidade de estreitar ainda mais essa relação”, já que o país é hoje um dos principais compradores de carne e celulose de Mato Grosso do Sul, importando carnes desossadas congeladas de bovino, pedaços e miudezas congelados de frango e carnes desossadas refrigeradas de bovino, além de pastas químicas de madeira (oriundas da celulose).

“Nesse contexto, temos a oportunidade de apresentar os avanços do setor da Bioenergia e o papel dos biocombustíveis, a exemplo o etanol, como combustível do futuro, reforçando o seu papel na redução de emissões, que vai ao encontro das políticas públicas focadas em desenvolvimento sustentável e dos esforços das lideranças globais na busca pelo cumprimento das metas de descarbonização do planeta”, afirma.

Através da Biosul, Pekelman diz também que “é importante lembrar que o Brasil é exemplo em políticas públicas que aliam desenvolvimento e sustentabilidade e o setor de Bioenergia é um dos segmentos protagonistas nesta agenda”, citando ser “uma honra, na mesma medida de responsabilidade, apresentar o bom ambiente institucional que temos em Mato Grosso do Sul e as potencialidades do Brasil como produtor e exportador de alimento, biocombustíveis e energias renováveis”.

Fazem ainda parte da comitiva o presidente do Conselho BRF, Marcos Antônio Molina dos Santos, com frigorífico em Terenos; Pablo Gimenez Machado, diretor executivo da Suzano Celulose e presidente da planta da indústria em Ribas do Rio Pardo; e Geraldo Ubirajara Berger, que mantém duas plantas da Monsanto Brasil Alimentos em MS (soja).

Lula tem embarque previsto para a sexta-feira (24) rumo ao país asiático. Na terça-feira (28), o presidente terá uma série de reuniões políticas bilaterais com os chineses. Na quarta-feira (29), haverá agenda com a participação dos cerca de 200 empresários que vão ao país e Lula. O presidente retornará ao Brasil na quinta (30).

Nos siga no Google Notícias