ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Endividamento das famílias piora desempenho do comércio em maio, diz IBGE

Vitor Abdala, da Agência Brasil | 11/07/2012 13:40

A queda do volume de vendas do comércio varejista brasileiro, de 0,8%, na passagem de abril para maio deste ano tem como uma de suas explicações o aumento do endividamento das famílias.

A avaliação é do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira, responsável pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (11).

“As famílias estão mais endividadas e não conseguem responder ao apelo de consumo do governo. O governo vem fazendo políticas de renúncia fiscal, abrindo mão de impostos como o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] na linha branca, material de construção, nos automóveis, mas o que parece é que as famílias estão com um grau alto de endividamento e não estão respondendo a esse apelo”, destacou.

Segundo Pereira, em 2008, a política de estímulo ao consumo do governo deu resultado, porque não havia o grau de endividamento de hoje. “Temos que aguardar os próximos meses da pesquisa para realmente sabermos se o comércio vai mal ou se ainda pode se recuperar dessa queda de 0,8%”, disse Pereira.

Nos siga no Google Notícias