A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

13/07/2013 15:53

Enersul abre edital para comprar energia de usinas do Estado

Mariana Lopes

Com o objetivo de aumentar a potência de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, a Enersul abriu edital para comprar a energia das 27 usinas geradoras no Estado, das quais 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas.

De acordo com a Enersul, essas usinas geram um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial. Atualmente, a empresa presta serviço de distribuição de energia em 74 dos 79 municípios do Estado.

Com a abertura do edital, a Enersul vai dar oportunidade para aumentar os contratos de compra de energia em usinas gegionais. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma Concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado.

O parque de geração local em Mato Grosso do Sul produz 2.3 mil GWh/ano e o mercado da Enersul, com 889 mil clientes, consome anualmente 4.4 mil GWh.

Isso significa que, agora, a empresa vai fechar contratos com as usinas, que terão a garantia da destinação da produção de energia e calendário de faturamento, ao invés de procurar, por exemplo, clientes livres, como é feito hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ficando sujeitas à flutuação de preços.

A consolidação do processo necessita agora receber contribuições para o aprimoramento do edital da consulta pública para a compra da energia. O edital está disponível no site da concessionária pelo endereço eletrônico www.enersul.com.br.

Dólar fecha em queda, cotado a R$ 3,71, de olho no cenário eleitoral
O dólar fechou a sexta-feira (19) em queda com o mercado ainda acompanhando o cenário eleitoral. A moeda caiu 0,26%, vendida a R$ 3,7125. Na semana, ...
Preço da gasolina cai 2% nas refinarias a partir de amanhã
A Petrobras anunciou hoje (19), em sua página na internet, que o preço do litro da gasolina ficará 2% mais barato em média nas refinarias de todo o p...
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro. A taxa é inferior ao 1...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions